terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Homens brasileiros lideram a lista dos mais ciumentos do mundo

Homens brasileiros lideram a lista dos mais ciumentos do mundo
 Você é uma pessoa ciumenta? Até que ponto você sente ciúme das coisas e pessoas que gosta?

Um estudo realizado pela Universidade de Sunderland, no Reino Unido, mostrou que os homens brasileiros são considerados os mais ciumentos de todo o mundo.

Conduzido por Gary Brase, o estudo, com pessoas de diversas nacionalidades, revelou ainda que são os japoneses os menos ciumentos.

Para a psicóloga e doutora em psicanálise Priscila Gasparini Fernandes, o sentimento de ciúme existe em todas as pessoas.

— Ciúme é natural do ser humano. Quem disser que não tem ciúme, está mentindo. O que acontece é que algumas pessoas são melhores em não demonstrar isso.

No Brasil, notícias de crimes motivados por ciúme não são incomuns. Um estudo elaborado pelo MP-SP (Ministério Público de São Paulo) com base em estatísticas dos cinco Tribunais do Júri da cidade revelou que discussões são o principal motivo de homicídios na cidade.

Em 13% dos casos, o homicídio aconteceu por motivos considerados fúteis, como ciúme. Outro dado que chama a atenção é que, do começo dos anos 2000 para cá, aumentou em 11,3% a proporção de mulheres assassinadas.

Um dos casos mais famosos foi o da jovem Eloá Pimentel, mantida refém pelo namorado Lindemberg Alves por mais de cem horas.

Durante o sequestro, Lindemberg disse que queria reatar o namoro com Eloá.

Priscilla Gasparini diz que o ciúme pode existir em até três graus.

— Leve, moderado e grave. O ciúme é patológico quando o medo de perder a pessoa é maior que o prazer que estar com ela.

Ela diz ainda que os níveis mais altos de ciúme precisam ser tratados com terapia e até mesmo remédios.

— Já tive que mandar internar paciente que representava risco para si mesmo e para a vida da companheira. A pessoa fica um mês sem ter contato com ninguém, depois recebe ligações e, só depois disso, visitas.

O estudo, que aponta os brasileiros como os mais ciumentos, diz que homens, geralmente, têm medo que suas parceiras façam sexo com outros homens, enquanto as mulheres apontam que têm mais medo que seus parceiros se liguem emocionalmente a outras mulheres.

Priscilla dá dicas para essas pessoas controlarem seus sentimentos e, também, para os parceiros e parceiras.

— Tem que tentar ser mais racional, trabalhar com dados e fatos reais. Não pode se deixar levar por achismos. A pessoa ciumenta acha, imagina e em cima disso começa a construir uma fantasia. A pessoa que está com o ciumento precisa sempre reafirmar seu amor, dar sinais que façam o parceiro se sentir seguro. O ciúme nada mais é que uma insegurança. As mulheres enxergam o ciúme como um sinal de importância na vida do homem, mas quando está passando do normal, é melhor procurar uma avaliação.

A médica diz não saber exatamente o motivo que fez os brasileiros serem eleitos os mais ciumentos, mas afirma que por vivermos em um país tropical, os corpos são mais expostos e isso pode ter relação com o ciúme. Priscila deixa sua dica final para que mais casais não tenham um final trágico.

— Só não pode deixar esse sentimento ser maior que o amor.




R7

Nenhum comentário :

Postar um comentário