quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Controladoria Geral da União aponta irregularidades na distribuição de retroescavadeiras na Paraíba

retroescavadeiraUm relatório da Controladoria Geral da União (CGU) divulgado pela imprensa nacional apontou falhas na distribuição das 42 retroescavadeiras enviadas para municípios da Paraíba. Segundo o Estadão, o governo federal não realizou qualquer ação de fiscalização após a entrega das máquinas aos prefeitos paraibanos, e nem os municípios dispõe de infraestrutura adequada e suficiente para o desempenho destas atividades.
 Foi encontrada uma sucessão de falhas que provocam uma espécie de “efeito dominó”, revelando falta de controle de gestores federais e municipais sobre o PAC Equipamentos. A instalação e edificação utilizada pelas prefeituras para guarda o maquinário não é considerada adequada. Foram encontradas maquinas com sinais de má conservação – 18% do total inspecionado.
 As retroescavadeiras não passaram pelas revisões previstas em manual de operações não cumpriu a obrigatoriedade contratual de oferecer a garantia de 24 meses a partir da entrega do maquinário. Também foi verificado que os operadores dos municípios não haviam recebido qualquer capacitação, o que descumpre o determinado no termo de doação e em edital.
Os equipamentos foram doados para municípios com menos 50 mil habitantes e devem ser utilizados para abertura, recuperação, readequação e conservação de estradas na zona rural de municípios com predominância de agricultores familiares e para mitigação dos efeitos da seca nas regiões do semiárido.

Nenhum comentário :

Postar um comentário