quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

NOVA ENQUETE NO AR.

O POLITICAENFOCO PERGUNTA? COMO VOCÊ AVALIA OS DOIS PRIMEIROS MESES DE ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO EVILAZIO SOUTO.

ACESSEM E DEEM SUAS OPINIÕES


POSTADO POR: POLITICAENFOCO.

Bento XVI já não é mais papa e diz que é apenas mais um peregrino


Às 20h (16h em Brasília), ele encerrou seus quase oito anos de pontificado. Um helicóptero da República Italiana, ostentando uma bandeira do Vaticano.

Bento XVI se despede e deixa Vaticano
O papa Bento XVI deixou o Vaticano na tarde de hoje (28) e seguiu para Castel Gandolfo, residência de verão do chefe da Igreja Católica, cerca de 30 quilômetros ao sul de Roma.
Às 20h (16h em Brasília), ele encerrou seus quase oito anos de pontificado. Um helicóptero da República Italiana, ostentando uma bandeira do Vaticano, decolou pouco depois das 16h (horário local) de um heliporto na cobertura de um edifício do pequeno Estado, para levar o papa até Castel Gandolfo, onde deve permanecer nos próximos meses.

Na chegada ao Castel Gandolfo, Bento 16 agradeceu à multidão de fiéis que estava a recepcioná-lo. Muito aplaudido, afirmou que se tornará "mais um peregrino."  

Em maio, provavelmente, Bento XVI voltará ao Vaticano, quando a reforma da residência a ele destinada – o Mosteiro Mater Ecclesia – estiver concluída.

Sinos de Roma e da Basílica de São Pedro soaram no momento da decolagem do helicóptero que levou Bento XVI a Castel Gandolfo. Antes de partir, o papa emérito, como passará a ser chamado após a renúncia, prometeu "obediência e reverência" a seu sucessor.

O líder da Igreja Católica teve seus momentos finais de pontificado transmitidos ao vivo para todo o mundo. De acordo com o Centro de TV do Vaticano, 26 câmeras foram disponibilizadas para registrar as horas finais do pontificado de Bento XVI.

O último ato público do papa será uma saudação à população a partir da varanda central da residência de verão.

Assim que a resignação de Bento XVI for efetivada, inicia-se o período de sé vacante (sem papa), compreendido entre a morte ou renúncia e a eleição do novo papa.

Ontem (27) ele participou pela última vez da tradicional audiência geral das quartas-feiras e disse que suas “forças tinham diminuído” nos últimos meses. Bento XVI ressaltou que um papa nunca “está sozinho” e agradeceu a cada um que o apoiou. O papa pediu ainda que sejam feitas orações para seu sucessor e para os cardeais que participarão do conclave que escolherá o próximo pontífice. Também ontem ele circulou no papamóvel, acenou para os fiéis, beijou crianças e enviou mensagem justificando a renúncia.

O papa Bento XVI, de 85 anos, anunciou em 11 de fevereiro que deixaria o pontificado hoje (28), alegando idade avançada. Na ocasião, ele disse ter consciência da gravidade de seu ato. A renúncia é a primeira de um papa na era moderna. A data do conclave ainda não foi confirmada, mas, segundo o Vaticano, os cardeais devem se reunir a partir de segunda-feira (4) para definir o processo de sucessão.

O alemão Joseph Ratzinger assumiu o comando da Igreja Católica em 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II, que esteve no pontificado por 31 anos. Aos 78 anos, Ratzinger foi um dos cardeais mais idosos a ser eleito papa.

*Com informações da Agência Lusa e da BBC Brasil

Ser preto, pobre ou homossexual é defeito?



Ao longo da nossa vida já ouvimos muitos relatos de pessoas se queixando que são diariamente descriminadas.

Aí eu lhes pergunto, existe ou não o tal do preconceito? Se prestarmos atenção no nosso dia a dia, teremos inúmeros argumentos para acreditarmos que realmente exista essa praga que nos decepciona e nos envergonha.

Nós, os seres humanos, tivemos a sorte e o privilégio de fazermos parte de um grupo de seres que pensam e que raciocinam.

E para que serve o nosso raciocínio? É para descriminar, é para achincalhar ou é para entender e acolher os nossos semelhantes?

Na verdade, o que existe no interior da maioria das pessoas é uma vontade louca de julgar sem se importar com o mal que o seu julgamento possa trazer para aquela pessoa que está sendo julgada.

Escrever sobre esse assunto é renovar a discussão sobre algo que vez por outra surge más que logo se encerra, e as pessoas que diariamente são descriminadas seguem seu calvário sem que seus problemas sejam resolvidos, ou pelo menos amenizados.

A nossa coluna que fala geralmente de esportes, tem certeza absoluta que em se tratando de futebol, o preconceito é explicito, pois temos exemplos comprovados como é o caso de Andrade ex- treinador campeão brasileiro pelo Flamengo, que trabalhou por pouco tempo no Guarani de Campinas (não me engano) e há muito tempo está desempregado.

Outro caso de destaque é o de Lula Pereira, excelente treinador, campeão em várias equipes por onda passou e hoje vive no ostracismo.

Portanto eu lhes pergunto, quantos treinadores negros estão atualmente trabalhando no futebol brasileiro, ou até mesmo no futebol mundial?

Reflitam, façam uma pesquisa e vocês terão uma surpresa muito desagradável se não forem preconceituosos.

E, para finalizar, volto a perguntar, existe ou não o tal do preconceito? E se existe, é justo continuar existindo, é justo punir ou julgar alguém por ter nascido como nasceu? Ser preto, pobre ou homossexual é defeito?

Claro que não minha gente, no nosso cotidiano convivemos com excelentes amigos que são capacitados, inteligentes e acima de tudo leais.

Professor José Adalberto Araújo Oliveira

Governador Ricardo Coutinho recebe adesão de mais três prefeitos


Governador Ricardo Coutinho recebe adesão de mais três prefeitos
O governador Ricardo Coutinho recebeu nesta quinta-feira (28) a adesão dos prefeitos de Bernardino Batista, Gervázio Gomes (PMDB), de Pedra Branca, Allan Bastos (PR) e de Condado, Caio Paixão (PR). Com as novos apoios, já são 26 prefeitos que aderiram politicamente a Ricardo este ano.

Os prefeitos da base de apoio do deputado estadual Lindolfo Pires foram recebidos pelo governador Ricardo Coutinho e declararam o interesse de estarem juntos ao projeto socialista. Os três prefeitos haviam votado no candidato do PMDB nas eleições de 2010.

O governador Ricardo Coutinho afirmou que os apoios são bem vindos e vão ajudar a consolidar o projeto de desenvolvimento que está sendo implantado no Estado. Durante a audiência, os prefeitos falaram do desafio de suas gestões e do interesse em firmar parcerias com o governo do Estado.

O prefeito Gervázio Gomes disse que a Paraíba avançou muito nestes dois anos e a população já percebe essa mudança. Ele destacou que a construção do acesso ao município será a maior obra do município.“Em Bernardino Batista não é diferente e, por isso, estamos anunciando o nosso apoio ao projeto de reeleição de Ricardo Coutinho”.

O prefeito Allan Bastos e o ex-prefeito Antônio Bastos fizeram uma avaliação positiva da postura republicana de Ricardo ao investir no município, independentemente da posição política do gestor. Allan destacou que Pedra Branca foi muito beneficiada pelo governo do Estado, a exemplo da estrada até Itaporanga e, como prefeito, fará o possível para construir uma sólida parceria.

Para o prefeito de Condado, Caio Paixão, a postura de Ricardo Coutinho em receber todos os prefeitos de forma democrática e buscando parcerias é algo muito relevante.

Acompanhado do presidente da Câmara, vereador Valdeci Pereira, Caio ressaltou que quando o prefeito tem um governo parceiro só tem uma maneira de contribuir, com o apoio e o voto. “Estamos aqui para declarar o nosso apoio devido a sua disposição de ajudar o nosso município a crescer e sair do estado de calamidade”, completou Caio.

O deputado Lindolfo Pires (DEM) destacou que a presença dos prefeitos e o apoio ao governo nada mais é do que o reconhecimento por tudo que tem sido realizado nos municípios como estradas, abastecimento d´água, escolas, hospitais que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população. “Os prefeitos tem dito que acreditam na palavra do governador e que querem integrar os seus municípios nesse processo de desenvolvimento”.


Fonte: PBHOJE com Assessoria

TCE vai festejar os 42 anos nesta sexta-feira

TCE vai festejar os 42 anos nesta sexta-feira
Tribunal de Contas vai festejar os 42 anos nesta sexta-feira Desfile de Guarda de Honra formada por cadetes e execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Polícia Militar, hasteamento de bandeiras e pronunciamento do conselheiro-presidente Fábio Nogueira assinalam, nesta sexta-feira (29), a partir das 8 horas, o transcurso dos 42 anos de atividades do Tribunal de Contas da Paraíba.

A cerimônia, a ser aberta em frente ao TCE, será concluída, 40 minutos depois, em ambiente interno, com a exibição de vídeo, apresentação do Coral dos Servidores e oferecimento de um coquetel.  

Criado em 17 de agosto de 1970 e instalado em 1º de março do ano seguinte, pelo governador João Agripino Filho, o TCE inscreve-se na vanguarda nacional do processo de controle externo. Algumas de suas iniciativas – a exemplo do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), desenvolvido a partir de 2002, e do Sistema de Tramitação Eletrônica de Processos (Tramita) – são hoje modelos perseguidos por outras Cortes de Contas do País.


Assessoria

No dia em que colocou em dúvida aliança com PSB Cássio aplaude Vital

No dia em que colocou em dúvida aliança com PSB Cássio aplaude Vital
No dia em que colocou em dúvida permanência de aliança do PSDB com PSB Cássio tomou uma posição inusitada. Sem cerimônia e sem esconder de ninguém, o senador tucano fez questão de tecer elogios ao senador Vital do Rego Filho (PMDB) e dizer que votou nele para presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Mesmo sendo adversário político de Vital do Rêgo, CCL disse que não poderia votar contra a indicação do peemedebista para presidir a CCJ. “Faço questão de fazer o registro para que fique claro o meu voto em favor de Vitalzinho, em nome da Paraíba e particularmente de Campina Grande, pois é um espaço de destaque que ele ocupa agora, por ter feito um bom mandato como senador.

Antes da votação, e após elogiar o desempenho de Vital no mandato de senador, Cássio fez questão de dizer que estava votando pela primeira vez em Vitalzinho. Coincidentemente, Cássio votou no senador peemedebista no dia em que questionou publicamente o futuro da aliança com o PSB na Paraíba. Em entrevista ao Correio Verdade, disse que estava pronto para manter a aliança mas não sabia que o governador Ricardo Coutinho pensava do mesmo jeito. “De minha parte sim. Agora resta saber se Ricardo Coutinho quer manter essa aliança”, indagou.

O senador também deixou claro que o futuro da aliança estava condicionado a entrada de Wilson Santiago na base governista, e o espaço que o PSDB terá na chapa majoritária a ser formada em 2014. Disse que não tinha nada contra Wilson Santiago, mesmo este tendo ficado 10 meses ocupando o seu mandato, mas naturalmente, iria reivindicar a vaga de vice e uma de senador na chapa majoritária


PB Agora

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

STF diz que lei do piso de professores só vale a partir de 2011


Embora tenha sido editada em 2008, ficou definido que a lei só pode ser considerada a partir da data na qual o Supremo confirmou sua legalidade, em abril de 2011

Teori Zavascki
Teori Zavascki
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (27) mudar a vigência da lei do piso nacional dos professores da rede pública. Embora tenha sido editada em 2008, ficou definido que a lei só pode ser considerada a partir da data na qual o Supremo confirmou sua legalidade, em abril de 2011. Haverá impacto direto na programação orçamentária dos estados e da União.

Os ministros atenderam a recursos do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Ceará, que alegaram dificuldades para adaptar as finanças às novas regras. As unidades da federação lembraram que o STF deu liminar em 2008 suspendendo os efeitos da lei. Os estados passaram a aguardar posicionamento definitivo da Corte antes de alterar os orçamentos. A decisão liminar caiu quando o julgamento foi concluído pelo plenário do STF, três anos depois.

O julgamento de hoje começou com o voto do relator do processo e presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa. Ao negar os recursos, ele entendeu que os estados estavam usando de artifícios processuais para atrasar a conclusão do julgamento e, consequentemente, não cumprir a lei. Ele alegou que a lei tinha um escalonamento que permitiria a adaptação financeira dos estados ao longo do tempo.

Seguido apenas pelo ministro Luiz Fux, Barbosa acabou mudando de ideia quando a maioria dos ministros acompanhou a divergência aberta pelo ministro Teori Zavascki. Segundo Zavascki, a preocupação trazida pelos estados faz sentido, uma vez que a lei deixou de produzir efeitos entre 2008 e 2011 e não houve adaptação neste meio tempo.

“As informações que se tem é que os gastos são muito elevados, e em alguns estados, comprometem seriamente a previsão orçamentária e o atendimento de outras necessidades”, observou Zavascki. O ministro Antonio Dias Toffoli não votou porque se declarou impedido. Ele atuava como advogado-geral da União na época do fato e defendia a aplicação imediata da lei nacional.

Câmara aprova fim do 14º e 15º salários de deputados e senadores


Câmara aprova fim do 14º e 15º salários de deputados e senadores
A Câmara aprovou na tarde desta quarta-feira o projeto do Senado que extingue o pagamento do 14º e 15º salários dos deputados, em votação simbólica. Apenas um deputado se pronunciou contra o fim do benefício, Newton Cardoso (PMDB-MG).

- Estão votando com medo da imprensa, é uma deslealdade com deputados que precisam (dos valores). Não falo por mim, abro mão, pago caro para trabalhar aqui – disse.

O texto aprovado não acaba definitivamente com o benefício: mantém o pagamento no primeiro ano da legislatura e ao final dos quatro anos.

Ontem, os líderes da Câmara votar o texto. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disposto a mostrar a atuação da Casa, decidiu enfrentar um tema que encontrava muita resistência por acabar com o privilégio dos deputados.

Henrique conseguiu que todos os líderes assinassem o requerimento para que o projeto, que estava engavetado na Comissão de Finanças e Tributação desde o ano passado e não conseguia ser votado, fosse direto ao plenário da Casa.

- O pagamento do 14º e 15º salários é uma vergonha nacional, é inaceitável. Será o fim imediato desse privilégio – afirmou o líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), um dos que pressionaram pela votação.

Indagado se a decisão de votar o projeto já nesta primeira semana de trabalhos era uma tentativa de resgatar a imagem da casa, Henrique Alves negou.
 


Fonte: oglobo

Paraibano contesta teoria da evolução

Paraibano contesta teoria da evolução
Paraibano Lança Livro que contesta teoria da evolução das espécies de Darwin O escritor paraibano, Agassiz Almeida, lançou o livro “O fenômeno humano”. Reais objetivos da viagem de Charles Darwin no H.M.S Beagle. A obra vem desmascarar a teoria da evolução humana estudada por Darwin. Charles Darwin foi o naturalista e cientista que viajou por toda costa do Pacífico e pela América do Sul abordo do navio H.M.S Beagle. Dessa viajem resultou a teoria da evolução das espécies através da seleção natural no século XI, teoria essa, trazida em nossos livros de biologia. ‘O Fenômeno Humano’ foi o resultado de quatro anos de estudos do escritor que escreveu uma das obras mais importantes nas últimas décadas da literatura brasileira.

Na primeira parte do livro, o ensaísta brasileiro desvenda através de quase 200 páginas, a farsa arquitetada pelo Império Britânico a fim de usurpar dos países sul americanos as riquezas destas nações recém-libertas do domínio espanhol. Para o ensaísta, com aguda inteligência Charles Darwin representa um duplo papel: agente de Sua Majestade e naturalista.

Na segunda etapa do livro o escritor contesta através de elementos e dados científicos a teoria exposta por Darwin da seleção natural como base única da evolução das espécies, e num profundo estudo contesta a teoria de que o ser humano descende do macaco, especialmente do chipanzé.

Após produzir obras como; ‘A República das elites’ e ‘A Ditadura dos generais’, consideradas clássicas como estudo sobre o elitismo e o militarismo e aclamadas por nomes como os de José Saramago, José Comblin, Ernesto Sábato e Cristovan Buarque, o ensaísta abarca com instigante análise e reflexão nos seus mais diversos aspectos, e produz esta obra de grande impacto em todo país: O Fenômeno Humano. O livro foi lançado pela editora Contexto na comemoração pelos 25 anos de sua fundação e está a venda nas principais livrarias do país.


Redação com Assessoria

Celular a prova d‘água pode chegar ao Brasil

Celular a prova d‘água pode chegar ao Brasil
Muitos amantes de smartphones ficaram decepcionados quando a Sony lançou apenas o Xperia ZL na América Latina. O motivo: Muitos esperavam o Z, celular à prova de riscos, poeira e de água. Um 'superphone' que não entrou nos planos da companhia para o mercado latino-americano. No entanto, neessa terça-feira, durante o Mobile World Congress (2013) MWC, em Barcelona, Felipe Gómez, diretor regional da Sony Mobile, assegurou ao Terra que existe interesse por parte da empresa nos clientes e nas operadoras e que o aparelho sim, chegará, assim como o novo tablet Z, a atração do estande da Sony no MWC, e que tem integração com os Xperia através da tecnologia NFC - que permite operações simplicadas, como a troca de dados e conexões, entre aparelhos, quando aproximados.  

"Não há nenhuma dificuldade nem definição que diga que o Z não chegará à América Latina. Os desenhos do Z e do ZL são impressionantes e, se aqui na Europa demos mais atenção ao Z, acreditamos, de acordo com nossos estudos, que a América Latina vai gostar muito do ZL, um telefone com tela de 5 polegadas", explicou Gómez. "No entanto, eventualmente poderíamos ter o Z em lojas na região. Não há uma definição para não lançar (o Z), mas o nosso foco colocamos no ZL, que será lançado no final de março", acrescentou. Confirmada na região é o tablet Xperia Z. O aparelho é o mais fino e leve com 10 polegadas já produzido por um fabricante de hardware. Ele tem 0,27 polegadas de espessura e também é à prova de pó e submergível.

"O tablet vai ter versão Wi-FI, Wi-Fi com 3G e Wi-Fi com 4G e chegará junto com os smartphones no final de março, mais tardar em abril", disse Gómez. Mobile World Congress

O Mobile World Congress (MWC) se realiza de 25 a 28 de fevereiro em Barcelona. A feira, cuja primeira edição se realizou em 1987, é considerada a maior feira de dispositivos móveis, com foco em telefones celulares, do mundo. Neste ano são esperadas mais de 70 mil pessoas, num evento que deverá ter 3,5 mil delegados, mais de 1,7 mil expositores e 90 mil metros quadrados. Em 2012, foram 1,5 mil expositores em 70,5 mil m2.

Entre os destaques de 2013 estão executivos de empresas como Telefónica, Nokia, Mozilla, Vodafone, Nielsen, IBM e Dropbox. Tecnologias como o NFC, celulares com HTML5, cloud, telefonia IP e lançamentos na área - em especial o Samsung Galaxy Note 8.0 e o Optimus L Serie II, da LG, são esperados no evento.  


Terra

Falta de sono pode causar mudanças no corpo, diz estudo

Falta de sono pode causar mudanças no corpo, diz estudo
Uma pesquisa britânica trouxe novas descobertas sobre como noites mal dormidas podem causar efeitos prejudiciais à saúde e ao funcionamento do corpo humano.

Doenças cardíacas, diabetes, obesidade e problemas cerebrais são alguns dos problemas ligados a poucas horas de sono.

Segundo os pesquisadores da Universidade de Surrey, a atividade de centenas de genes foi alterada quando as pessoas estudadas dorminam menos de seis horas por dia durante uma semana.

Dom Aldo diz que padre deveria ser livre para escolher celibato


Dom Aldo diz que padre deveria ser livre para escolher celibatoO arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagoto, disse em entrevista ao programa  Correio Debate da Rádio 98 FM (Rede Correio Sat) na tarde desta quarta-feira (27) que o padre deveria ser livre para escolher entre casar ou manter o celibato.

Na opinião de Dom Aldo, o celibato é um a lei disciplinante, mas antes de tudo deve ser um dom. "Voce deveria ficar livre para escol her   ", disse mas não se declarou contra o celibato.


O arcebispo declarou, no entanto, que o fim da obrigatoriedade do voto de castidade já é uma condição defendida por muitos dentro da igreja. 

Ele acredita que o novo papa a ser escolhido mês que vem deve se abrir para o tema, caso contrário continuará enfrentando problemas relacionados a casos de pedofilia.
                                                                                                         
O religioso acredita ainda que esse tipo de comportamento não é daqueles que têm o dom do celibato. "O celibato é uma questão de amor, educação e um dom que deve ser cultivado por aqueles que o tem", explicou. Ele acredita que o novo papa irá abrir diálogo na perspectiva de se chegar a um consenso sobre o tema do celibato. 

 

Correio   

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

MESMO COM ASSÉDIO DE AGRA, RICARDO SE REÚNE COM CÁSSIO EM BRASÍLIA E DISCUTE POSSÍVEIS ADESÕES COM WILSONS


Em meio a notícias de assédio do ex-prefeito Luciano Agra (sem partido), o governador Ricardo Coutinho (PSB), deu um drible no ex-gestor da capital pessoense e visitou o senador Cássio Cunha Lima, no gabinete do tucano, em Brasília. O socialista embarcou assim que concluiu reunião com a bancada governista em João Pessoa. 

Ricardo, que tem uma pauta administrativa na capital federal, aproveitou a viagem para marcar território no gabinete do senador, e ao mesmo tempo reafirmar a aliança política com Cássio firmada desde 2010.

Na pauta com o tucano, ele deve tratar majoritariamente de política, e ainda deve tocar em temas como novas adesões e “paquera” com setores do PMDB, a exemplo do ex-senador Wilson Santiago e de seu filho, o deputado federal Wilson Filho.
FONTE: DO POLÍTICAPB COM INFORMAÇÕES DO BLOG DE LUÍS TÔRRES

Volume alto danifica ouvidos dos bebês


Os danos causados pelo volume muito alto com certeza são mais preocupantes nos pequenos

 Ter um filho deve ser sinônimo de abaixar a bola e ter uma vida mais calma e livre de muita agitação. Além de a atitude ser essencial para deixar o bebê calmo, também é importante para evitar problemas auditivos no pequeno, que apresenta muito mais sensibilidade ao som.

“O sistema auditivo é um órgão sensorial extremamente delicado e passível de lesões se for muito carregado, principalmente em bebês, que têm uma sensibilidade auditiva muito apurada. A célula ciliada do ouvido interno do bebê sofre com o ruído excessivo e esse abuso pode acabar levando à sua destruição”, alerta o otorrinolaringologista Jamal Azzam.

Embora não exista como mensurar a diferença entre a audição infantil e a adulta, os danos causados pelo volume muito alto com certeza são mais preocupantes nos pequenos. “Quanto mais precocemente acontece uma lesão, mais tempo a pessoa a carrega durante a vida. Isso porque esse prejuízo é irreversível. Não existe medicação ou cirurgia capaz de consertar. Por conta disso, acaba sendo muito grave uma lesão desse nível em um uma criança”, afirma o especialista.
A indicação é sempre manter os pequenos longe de ambientes muito barulhentos, seja um local fechado ou na rua, onde o som do trânsito também causa incômodo. Se for inevitável fugir desses locais, o ideal é proteger os ouvidos da maneira certa. “Muitos pais usam algodão para tapar o canal auditivo, mas isso não garante a vedação necessária do som. Uma opção é usar fones de ouvido de boa qualidade que preservem a audição”, finaliza Azzam.
iTodas

Advogado divulga acórdão do STF comprovando elegibilidade de Cássio


Johnson disse que não há nenhum impedimento legal para Cássio

O advogado Johnson Abrantes disponibilizou, nesta terça-feira (26), cópia do acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF), assinada pelo ministro Joaquim Barbosa, que, segundo ele, atesta a elegibilidade do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), para as eleições estaduais de 2014.
Em contato com a reportagem do Portal WSCOM, Johnson disse que não há nenhum impedimento legal, inclusive a Lei da Ficha Limpa, que impeça Cássio de concorrer a qualquer cargo em 2014, mas ressaltou que o senador já confidenciou a ele e outros amigos, como já foi amplamente divulgado pela imprensa, que não pretende disputar nenhum cargo eletivo no próximo ano.
Antes de apresentar o documento com o timbre do Supremo, o advogado transcreve os votos do relator do processo, o ministro Lewandowski - afirmando que a pena se exauriu em 2009, três anos após sua posse como governador - e do ministro Joaquim Barbosa, relator do recurso de Cássio no STF.
No voto de Barbosa, concorda que a condenação encontra-se preclusa, “uma vez que o julgamento do agravo de instrumento por esta Corte não poderia resultar aumento do prazo de inelegibilidade que já foi cumprido”.
Veja acórdão do TSE:
Acórdão Cássio STF (Crédito: Arquivo Johnson Abrantes)

Brasil precisa de 10 mil antenas telefônicas

Brasil precisa de 10 mil antenas telefônicas
O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal estima que as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 vão precisar de 9.566 licenças para a instalação de antenas de quarta geração da telefonia móvel (4G). Uma lei federal para unificar as regras sobre instalação de antenas nos municípios brasileiros foi aprovada no Senado, e a expectativa do governo é que a matéria seja analisada pela Câmara dos Deputados no primeiro semestre deste ano.

Para o sindicato, a lei vem no momento em que é crescente a demanda da população brasileira por serviços móveis, especialmente a banda larga no celular. De acordo com a entidade, a cidade que mais exigirá antenas será São Paulo, com 2.784. Em segundo lugar, aparece o Rio de Janeiro, com 1.723, seguido de Brasília, com 954. Na sequência, Porto Alegre, com 665, e em quinto lugar Curitiba, com 652 antenas. Em sexto, está Belo Horizonte, com 642, à frente de Salvador (564), Recife (490), Fortaleza (441), Manaus (271), Cuiabá (215) e Natal (165).  

A primeira faixa de frequência que será usada no Brasil pela tecnologia 4G será a de 2,5 giga-hertz, leiloada no ano passado. Segundo o sindicato, a frequência exige número de antenas duas a três vezes superior ao que é necessário para a tecnologia de terceira geração (3G), que é usada atualmente para o acesso à internet móvel. A entidade estima que será necessária a implantação de uma média de 30 Estações Rádio Base por dia para atender as necessidades da Copa.

Pelo cronograma de instalação, previsto no edital, a 4G deve estar funcionando em abril deste ano nas cidades-sede da Copa das Confederações e em dezembro de 2013 nas cidades-sede da Copa do Mundo. As prestadoras de telefonia móvel assinaram termo de compromisso para o compartilhamento de infraestrutura de 4G.

Recentemente, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, pediu apoio dos prefeitos para facilitar a instalação de antenas e torres de celulares no país. “Precisamos ter qualidade, precisamos ter cobertura, as pessoas estão reclamando. Precisamos ter serviço de melhor qualidade, mas se os municípios não deixarem instalar antenas, não vai ter o serviço”, ressaltou.  


Agência Brasil

Presidente da OAB Nacional adere à campanha SOS Seca Paraíba

 Presidente da OAB Nacional adere à campanha SOS Seca Paraíba
Na busca de apoios importantes para a campanha de combate a seca, no Estado da Paraíba, SOS Seca Paraíba, o deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB), juntamente com a bancada federal do Estado, esteve reunido com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil–OAB, Marcus Vinicius, solicitando apoio do órgão à campanha.

Na ocasião, os parlamentares apresentaram o relatório elaborado pelos deputados estaduais durante a “Caravana da Seca”, no Estado, onde visitaram mais de cinquenta municípios em estado de calamidade pública devido a grande estiagem. Sensibilizado com os dados apresentados e a situação em que o Estado da Paraíba se encontra, Marcus Vinicius colocou a OAB à disposição da campanha no que for de competência do órgão para que a problemática possa ser minimizada.
O presidente da OAB ressaltou que a problemática da seca é uma causa que deve ser abraçada por toda sociedade e por se tratar de um movimento suprapartidário deve ter o engajamento de todos. Marcus Vinicius não só assinou o abaixo-assinado como também informou que a OAB vai oficiar o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para dialogar e ter uma maior sensibilidade com os produtores rurais no tocante as dívidas com o banco.

“Realmente é uma situação bastante delicada e estamos tratando de centenas de famílias que vivem apenas da produção rural, então coloco o órgão a inteira disposição, no que for da nossa competência, para colaborar nessa campanha. Inclusive em conjunto com o presidente da OAB-PB, Odon Bezerra, vamos efetivar uma maior participação da OAB nos comitês das Bacias dos Rios por entendermos que a questão da perenidade dos rios e a construção de açudes são muito importantes”, finalizou Marcus Vinicius.
Hugo Motta destacou a importância do apoio da OAB nesta causa, inclusive da intervenção junto ao BNB em relação as dívidas dos produtores rurais. O parlamentar acrescentou que é preciso agir de forma preventiva, pois a grande estiagem já faz parte do cenário nordestino. “Precisamos agir de maneira também preventiva, pois sabemos que a seca já faz parte do cenário nordestino e não podemos esperar que aconteça a próxima estiagem para agirmos. Enquanto puder, continuarei mobilizando a sociedade e cobrando do Governo para que as melhorias cheguem o mais rápido possível para a população”, declarou Hugo Motta.

Participaram da reunião o senador Vital do Rego (PMDB), os deputados Hugo Motta (PMDB), Wilson Filho (PMDB), Nilda Gondim (PMDB) e Leonardo Gadelha (PSC) e dois conselheiros da OAB, Gedeon Pitaluga e Felipe Sarmento.


Assessoria

Arrecadação federal bate recorde e soma R$ 116 bi em janeiro

Arrecadação federal bate recorde e soma R$ 116 bi em janeiro
O governo federal arrecadou R$ 116,066 bilhões em impostos e contribuições em janeiro, resultado recorde, segundo a Receita Federal informou nesta segunda-feira. O número representa alta real de 6,59% sobre igual mês do ano passado.

O aumento no recolhimento de tributos veio, em maior parte, do pagamento da primeira cota ou cota única do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) relativa ao resultado do último trimestre do ano passado.Também houve, segundo a Receita, a antecipação do ajuste anual do IRPJ e da CSLL calculado sobre lucros obtidos em 2012. Em termos gerais, o IRPJ e a CSLL registraram aumento real conjunto de 20,33% no mês passado frente a janeiro de 2012.

Na comparação com dezembro, a arrecadação teve alta real de 11,46%, influenciada pela maior arrecadação do Imposto de Renda total, CSLL, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Cofins. Em 2012, a coleta de tributos totalizou R$ 1,029 trilhão, ano em que a arrecadação foi fortemente afetada pelo baixo ritmo de crescimento da economia, pela queda na lucratividade das empresas e pela renúncia tributária provocada pelas desonerações adotadas pelo governo para estimular o consumo.

Segundo a Receita, o total das desonerações com impacto em 2012 - considerando o efeito de reduções tributárias feitas em anos anteriores - e R$ 46,440 bilhões. Se considerada apenas as desonerações feitas no ano passado, a renúncia foi de R$ 14,7 bilhões. Desse total, as maiores foram na Cide-Combustível (R$ 6,837 bilhões), na desoneração da folha de pagamentos (R$ 3,9 bilhões) e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de carros (R$ 2,639 bilhões).


Fonte: Tesouro Nacional

Anvisa proíbe álcool líquido comercial

Anvisa proíbe álcool líquido comercial
 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, por meio de resolução publicada hoje (25) no Diário Oficial da União, a suspensão da fabricação, distribuição e comércio em todo o território nacional de álcool líquido com graduação acima de 54º Gay Lussac.

A medida de estende a todas as empresas fabricantes e as associadas à Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool (Abraspea). Além de proibir a comercialização, a Anvisa determina que as empresas recolham o produto remanescente no mercado.

Pertencem a Abraspea 14 empresas. Segundo dados da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), o Brasil produz 15 bilhões de litros de álcool por ano, sendo um 1% desse total destinado ao mercado de álcool engarrafado, aproximadamente 150 milhões de litros por ano, que equivalem a uma movimentação de cerca de R$ 215 milhões.

A Abraspea estima que o mercado em gel, que deve substituir o produto líquido, não alcance 10% desse total, o que comprovaria que o novo produto não ganhou a preferência do consumidor.

A resolução é fruto de um impasse judicial. Em 2002, a Anvisa proibiu a fabricação e comercialização do produto por considerar que o álcool líquido oferece riscos de acidentes por queimadura e por ingestão, mas, no mesmo ano, a Justiça suspendeu a determinação.

Em 2012, a Justiça Federal derrubou a suspensão e deu até 31 de janeiro de 2013 para a indústria se adequar à nova norma. Na ocasião, a Abraspea entrou com recurso, que acabou por embargar a decisão.

Segundo a assessoria do Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF1), onde corre o processo, trata-se de um conflito de entendimento. Por ser um recurso explicativo, ele não necessariamente impede que a resolução da Anvisa seja posta em prática.

A decisão final caberá ao desembargador federal Moreira Alves, que está de férias até o dia 25 de março. Com o retorno do desembargador, o caso será levado à sessão.

O consultor da Abraspea, Ary Alcantara, diz que a associação não reconhece a atitude da Anvisa e que além do embargo judicial no TRF1, há um mandado de segurança obtido pela empresa Álcool Santa Cruz Ltda, pertencente ao grupo, que determina que a Anvisa não pode suspender a circulação do produto.

"Continuamos no mercado e vamos recorrer à Justiça e pedir o ressarcimento de danos por toda ação e eventuais apreensões feitas pela Anvisa", disse.

De acordo com a Anvisa, a norma está em vigor desde a primeira publicação no Diário Oficial da União. Hoje foi feita uma republicação para as empresas que ainda descumprem a decisão. A agência se baseia em acórdão de 1º de agosto do TRF1, que deu ganho de causa à autarquia.

Os agentes de vigilância sanitária estão fiscalizando desde o início do mês e continuarão com ações de retirada dos produtos das prateleiras.

Segundo a Anvisa, o álcool de uso exclusivo em estabelecimentos de assistência à saúde e o álcool comercializado em embalagens de até 50 mililitros (ml) podem ser comercializados na forma líquida, independentemente da graduação alcoólica.



Agência Brasil

Juiz concede adoção de criança paraibana à cantora Daniela Mercury

Juiz concede adoção de criança paraibana à cantora Daniela Mercury
 A justiça de Esperança, Agreste da Paraíba, concedeu à cantora baiana Daniela Mercury a adoção uma criança de 3 anos na tarde desta segunda-feira (25). A decisão foi tomada pelo juiz Jailson Shizue Suassuna, da Comarca de Esperança, após ouvir a cantora e testemunhas em um fórum da cidade.

Com a adoção, a menina passa a ser reconhecida como filha da cantora, com os mesmos direitos dos dois filhos biológicos da cantora, inclusive tendo direito a herança. A menina também passa a ter novo registro de nascimento, no qual consta em seu nome o sobrenome da cantora e do seu ex-marido, Marco Scabia.

O juiz também resolveu antecipar as audiências previstas para tratar sobre a guarda definitiva de duas meninas de 11 e 14 anos que ela também tenta adotar. Elas também são naturais de Esperança e são criadas por Daniela há quase dois anos. A sentença do magistrado também foi favorável à cantora, que passou a ter a guarda definitiva das duas.

Com a guarda definitiva, Daniela e o ex-marido passam a ser cuidadores das garotas, ficando responsáveis por todos os cuidados e educação que elas precisam. Agora, a guarda definitiva vai entrar no período de avaliação e convivência, no qual será observada a criação de laços afetivos familiares entre elas.

Posteriormente, havendo interesse da cantora, ela poderá entrar com processo de adoção das duas meninas.

Conforme o advogado Félix Neto, que representa o escritório contratado pela cantora para tratar do caso, as crianças de 3 e 11 anos são irmãs e Daniela não quis separar as duas. Ainda segundo Félix, elas, antes de serem acolhidas pela cantora, viviam em situação de risco e foram encaminhadas pelo Conselho Tutelar para a casa de apoio.

Durante os últimos dois anos, as meninas já conviviam na casa de Daniela, no estado de São Paulo, por determinação da Justiça, uma equipe de assistentes sociais acompanhou a família por este período. Um relatório com a evolução da afetividade entre as partes foi encaminhado para o juiz da cidade de Esperança.

Daniela chegou ao local na companhia da assessora e da advogada e disse que sempre teve vontade de adotar uma criança. “Eu fui mãe muito cedo e sempre tive vontade de adotar uma criança para aumentar a família. Através de Elba Ramalho fiquei sabendo do trabalho da casa de apoio Nosso Lar e vim fazer uma visita, onde me encantei com essas três meninas. De imediato tomei conhecimento que elas estavam disponíveis para adoção e como já tinha o meu cadastro como interessada em realizar a adoção, entrei com o processo”, relatou a cantora.

De acordo com Daniela, a família se estendeu de forma ainda mais nordestina. “Tenho muito amor para dar. Como meus filhos cresceram e eu ainda tenho amor suficiente pra eles e para tantos outros, nada melhor, como embaixadora da Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância), do que distribuir esse amor.

E com crianças tão nordestinas quanto eu, fico ainda mais realizada. Espero que esse meu gesto motive outras pessoas a fazerem o mesmo e distribuir amor e carinho com as crianças que tanto precisam”, frisou.


G1

SINTONIA: treze deputados marcam presença no primeiro encontro com o governador; apenas dois faltaram

SINTONIA: treze deputados marcam presença no primeiro encontro com o governador; apenas dois faltaram
O governador Ricardo Coutinho (PSB) conseguiu reunir 13, dos 15  deputados  que integram a bancada do Governo na Assembleia Legislativa da Paraíba na manhã desta terça-feira (26), para traçar metas e fortalecer o bloco na Casa para mais uma sessão legislativa.

Apenas os deputados Genival Matias (PT do B) e a deputada Gilma Germano (PPS) não puderam comparecer ao encontro, no entanto, ambas as ausências foram justificadas. Gilma foi acompanhar o nascimento da neta, enquanto Genival Matias está em São Paulo.

Marcaram presença no encontro:

Iraê Lucena (PMDB)  

Assis Quintans (DEM)  

João Gonçalves (PEN)  

Jutay Menezes (PRB)  

Lindolfo Pires (DEM)  

Domiciano Cabral (DEM)  

João Henrique (DEM)  

Hervázio Bezerra (PSDB)  

Tião Gomes (PSL)  

Antonio Mineral (PSDB)  

Eva Gouveia (PSD)  

Léa Toscano (PSB)  

Doda Tião (PPL)  


Além dos deputados, alguns secretários do Governo também marcaram presença no encontro, entre eles a Secretária de Comunicação, Estela Bezerra, o Secretário do PAC, Ricardo Barbosa, o Secretário do Governo do Estado, Adriano Galdino, o Secretário Adjunto da Ca sa Civil, Lúcio Flávio e o Secretário de Desenvolvimento da Articulação Municipal, Manoel Ludgério.

Segundo o líder do Governo, Hervázio Bezerra, o encontro além de ter como objetivo de fortalecer a bancada visa encontrar estratégias para ampliar a bancada na Casa. Conforme o tucano, existem outros dois deputados que integram a bancada, mas não querem se expor.

O primeiro desafio desse primeiro encontro é tentar conquistar a maioria dos deputados para aprovar o empréstimo de R$ 150 mi para sanar as dividas da Cagepa.


No plenário


Enquanto os treze deputados se reuniram com o governador Ricardo Coutinho no Palácio da Redenção, 19 marcaram presença no Plenário da Assembleia nesta terça-feira (26). Apenas dois deputados não compareceram em nenhum dos eventos, foram eles: Márcio Roberto (PMDB) e Ricardo Marcelo (PEN). 


Com informações de Vanessa de Melo

PB Agora  

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Dupla rouba vigilante e condutora dentro do Detran-PB e foge desejando ‘boa sorte’ para quem iria fazer testes

Policiais militares foram assaltados e conseguiram encontrar o rádio amador levado roubado do vigilante
Sede do Detran-PB, localizada em Mangabeira
Sede do Detran-PB, localizada em Mangabeira
Dois homens ainda não identificados se passaram por alunos de uma autoescola e assaltaram um vigilante e uma condutora, na área de teste da sede do Detran-PB. O caso ocorreu na manhã desta segunda-feira (25), no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Após o crime, os acusados fugiram desejando ‘boa sorte’ às pessoas que iriam se submeter aos testes.
De acordo com a condutora Patrícia Pereira, os jovens estavam na fila para fazer a prova prática de motos. Quando chegou a vez de um deles, o assalto foi anunciado.
“A dupla tinha pego até ficha para fazer os testes. Os criminosos estavam armados. Eles renderam o vigilante e o examinador da prova. Do segurança, os criminosos levaram uma arma, o rádio e o colete. Ao perceberam que o examinador não estava armado, a dupla liberou o homem”, disse Patrícia Pereira, informando que foi assaltada. Ela teve o celular, dinheiro e objetos pessoais roubados.
Segundo o delegado Fábio Pontes, da 9ª DD, onde o caso foi registrado, apenas o vigilante Flávio Lúcio prestou queixa. “Em depoimento, a vítima disse que a dupla levou arma, colete e o rádio amador”.
Após o crime, a dupla fugiu pulando o muro do órgão. Policiais militares foram acionados e conseguiram encontrar em um matagal o rádio amador roubado do vigilante. Os outros objetos e os acusados não foram localizados.

Governador Ricardo recebe a adesão de mais três prefeitos. Já são 22 adesões


Governador Ricardo recebe a adesão de mais três prefeitos. Já são 22 adesões
O governador Ricardo Coutinho recebeu, nesta segunda-feira (25), o apoio de mais três prefeitos paraibanos. chegando a 22 adesões somente este ano.  Os prefeitos Clodoaldo Beltrão (PMDB),  de São Miguel do Taipú, Natália Lira (PSD),  de Ouro Velho,  e Romualdo Quirino (PDT),  do Congo haviam votado no candidato José Maranhão nas eleições estaduais de 2010 e declararam apoio político ao atual governador do PSB.

Os prefeitos são aliados do deputado João Henrique (DEM) que acompanhou os prefeitos nas audiências realizadas no final da manhã. O governador Ricardo Coutinho agradeceu o apoio dos prefeitos que estão entendendo a importância de trabalhar juntos para consolidar o bom momento vivenciado pelo Estado e querem ver a Paraíba avançar.

No primeiro encontro foram recebidos o prefeito de São Miguel de Taipú,  Clodoaldo Beltrão, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Augusto Vieira (PSC). “A audiência foi muito proveitosa por discutirmos os problemas e desafios do município e de afirmar a nossa intenção de integrarmos esse projeto político que está fazendo muito bem aos municípios”, destacou Clodoaldo.
Prefeito Clodoaldo Beltrão
O prefeito Clodoaldo Beltão destacou que as regiões do Brejo e do Vale do Rio Paraíba estão sendo bastante beneficiadas pelo atual governo como a adutora de Acauã-Araçagi e a estrada que liga o município de Pilar a Juripiranga. “O trabalho e a dedicação com a Paraíba, principalmente para com os municípios de pequeno porte, fará que Ricardo tenha um grande êxito administrativo e político”, completou. 

Em seguida, Ricardo Coutinho recebeu a prefeita  Natália Lira (PSD) de Ouro Velho e Romualdo Quirino (PDT) do Congo, ambos na região do Cariri. A prefeita Natália disse que foi muito bem recebida pelo governador e que está muito confiante que o município seja beneficiado com obras e serviços. “Este é um governo que olha para os pequenos municípios com obras estruturantes como a renovação do asfalto que passa em Ouro Velho. Queremos formar uma parceria forte e estar com Ricardo na próxima eleição”, pontuou.
O prefeito do Congo, Romualdo Quirino, saiu satisfeito do encontro e reafirmou que estará junto com Ricardo Coutinho em seu projeto de reeleição. “Vim expressar o meu compromisso de estar junto com Ricardo Coutinho, pois o município vivia isolado e após a estrada ligando o município a BR estamos integrados ao Cariri e a Paraíba”.  
Para o deputado estadual, João Henrique o governador Ricardo Coutinho está fazendo um trabalho inédito junto aos municípios, o que vem naturalmente conquistando a simpatia dos prefeitos e da população. “Eu como parlamentar tenho trabalhado para que os prefeitos da minha base estejam integrados a esse projeto de construção de uma Paraíba mais justa e mais desenvolvida”, completou Henrique.


Fonte: PBHOJE com Assessoria

Cooperativa quer evitar venda ilegal de explosivos


Os mineradores informaram que vendiam os materiais mas que não sabiam que bandidos que explodem bancos, estariam adquirindo os produtos na região

explodem banco
explodem banco
Garimpeiros que trabalham com a extração de pedras no Junco do Seridó, participaram na noite de anteontem de uma reunião com a Cooperativa de Mineradores (Cooperjunco) e representantes da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM), para discutir o combate à venda ilegal de explosivos. Os mineradores informaram que vendiam os materiais  mas que não sabiam que bandidos que explodem bancos, estariam adquirindo os produtos na região. A presidente da Cooperjunco, Aparecia Carneiro, afirmou que irá cobrar medidas mais coercitivas para evitar o acesso das quadrilhas às áreas dos garimpeiros. O Exército frisou que já estão sendo apurados os indícios de irregularidades no Seridó, através do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 7ª Região Militar (Recife-PE).
De acordo com Aparecida Carneiro, muitos mineradores estavam vendendo os produtos sem saber que os bandidos estariam aproveitando para usar os explosivos em explosões à caixa eletrônico e por isso, a reunião teve por objetivo, orientá-los sobre o uso dos materiais nas minas. “ Eles não sabiam o que estavam fazendo. Acontece que compravam para fazer suas detonações e se chegasse alguém para comprar, eles vendiam, de forma indiscriminada  sem saber, pensando que era pra outros mineradores. Apresentamos para eles na reunião, a importância de se legalizar a venda e assim, barrar que bandidos venham até aqui, comprar explosivos”, explicou.
O minerador João Salustiano Silva,48, disse que companheiros de trabalho vendiam os explosivos que eram adquiridos para a detonação nos garimpos, como forma de adquirir mais dinheiro. 
“Ninguém sabia que bandidos estavam vindo, ou mandando comprar dinamite aqui. Acontece que o erro dos garimpeiros era vender sem saber a quem e agora, isso deverá acabar porque vamos buscar ter um controle e só pretendemos comprar o que for ser usado nos garimpos”, disse o minerador.
Segundo o presidente da CDRM, Marcelo Falcão, é importante que sejam tomadas medidas que combatam o comércio ilegal de explosivos e que não prejudique o trabalho dos garimpeiros. “Uma prática irregular que precisa ser combatida,mas tem que serem tomadas providências que não venham a prejudicar a vida dos garimpeiros que vivem da extração mineral e que é a única fonte de renda para eles”, destacou.
Conforme o Exército, As operações na região serão intensificadas  e que já estão sendo tomadas medidas urgentes para o combate a venda clandestina de materiais explosivos. Entre as medidas que serão adotadas, estão a  criação de um canal na internet para o registro das ocorrências de furto, roubo, perda ou recuperação de explosivos e acessórios em até 24 (vinte e quatro) horas após o fato e a instalação de  vigilância eletrônica nos depósitos.As discussões vieram à tona, após a operação “Nitron”, realizada na semana passada, quando foi preso um garimpeiro acusado de fornecer explosivos a quadrilhas que explodem bancos. Na ação, também foram apreendidos 25 quilos de nitron. Dois dias após a ação policial, bandidos explodiram a agência da cidade. 

Tomar três xícaras de café por dia pode aumentar anos de vida


Tomar três xícaras de café por dia pode aumentar anos de vida
Beber café pode adicionar anos à sua vida. É isso que afirma uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer, nos Estados Unidos, divulgada pelo jornal Daily Mail. O estudo, realizado com cerca de 500 mil pessoas mostrou que o risco de morte para pessoas mais velhas diminui de acordo com o consumo de café. O excesso de cafeína costuma ser considerado insalubre, porém a pesquisa descobriu que o café pode ajudar a diminuir as mortes por doenças cardíacas e respiratórias, acidente vascular cerebral, lesões, acidentes, diabetes e até infecções.

De acordo com o médico Neal Freedman, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, beber de duas a três xícaras de café por dia reduz o risco de morte prematura de 10% a 15%. No entanto, o médico alerta que doses maiores, especialmente acima de seis xícaras, não trazem mais benefícios.

Os participantes da pesquisa possuíam idades entre 50 a 71 anos e foram acompanhados por 12 anos. O maior obstáculo encontrado para a longevidade por meio da ajuda do café dentro do grupo, segundo o médico, foi a ligação estabelecida com o cigarro. "Em nosso estudo, as pessoas que bebiam café eram muito mais propensas a fumar, que é um fator de risco muito forte para a morte", disse Neal.

De acordo com o pesquisador, o consumo de café também está aliado a outros comportamentos ligados a problemas de saúde, tais como beber muito álcool, o consumir carne vermelha em excesso e manter uma vida sedentária. "Todos esses fatores de risco são normalmente associados com aumento do risco de morte, o que fez parte de nossa pesquisa também", acrescentou.

O estudo não descobriu como o café reduz a taxa de mortalidade, por isso, o grupo encomendou novas pesquisas para identificar as substâncias químicas da cafeína que podem contribuir com esse efeito. "O café pode ter esse efeito por alterar a pressão arterial, mas é possível que outros compostos também sejam importantes para o aumento de longevidade", explicou.

O estudo, publicado no Journal of Caffeine Research, também não precisou se o café normal é mais benéfico à saúde do que a versão descafeinada.


Fonte: Portal Terra

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Deputado tem pedido de liminar Negado, e permanência na ALPB está com seus dias contados.


A ministra Luciana Lóssio, do TSE, negou pedido de liminar
para garantir a permanência do deputado Genival Matias (PTdoB) na AssembleiaLegislativa da Paraíba (ALPB).

Ele está na iminência de perder o mandato após o TSE ter
deferido a candidatura de Osvaldo
Venâncio (Bado) nas eleições de 2010. Com isso, será feita a
retotalização dos votos, trazendo modificações no panorama no Legislativo estadual.

 O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba já tomou todos as
providências para fazer a recontagem, o que ocorrerá tão logo o TSE encaminhe a
comunicação sobre o caso da candidatura de Bado, que disputou a eleição pela
coligação PTB/PP. A validação dos seus votos beneficia o primeiro suplente da
coligação, Carlos Dunga(PTB), que assume o mandato no lugar de Genival. 

 
Fonte Jornal da Paraiba