sexta-feira, 8 de março de 2013

Vital avalia como proveitosa visita de comissão a transposição de Rio São Francisco

Vital avalia como proveitosa visita de comissão a transposição de Rio São Francisco
Vital avalia como proveitosa visita de comissão a transposição de Rio São Francisco e diz que ficou impressionado com tamanho da obra

No segundo e último dia de visita da Comissão Externa que Acompanha os Programas de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco (CTERIOSFR), ao canteiro de obras do projeto, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), disse que ficou impressionado com a grandiosidade da obra.

Vital que preside a comissão, assim como o senador Humberto Costa (PT-PE), relator da comissão, e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, inspecionaram inicialmente às obras do túnel Cuncas I, parte do Projeto de Integração. O presidente e relator da comissão, puderam ver de perto, ao lado do ministro da I
ntegração Nacional, Fernando Bezerra, a maior obra hídrica já feita na região do Semiárido nordestino. “É uma obra grandiosa que o governo federal está realizando e sem dúvida será a redenção do Nordeste” relatou Vital.

O túnel Cuncas I, visitado pelos senadores em São José de Piranhas, na Paraíba, compõe um dos trechos fundamentais da obra. Trata-se de uma perfuração em rocha maciça, feita por engenheiros e especialistas de diversas áreas, que se revezam dia e noite em turnos de cerca de 15 horas para percorrer aproximadamente quatro metros por dia. Ao todo, já foram perfurados 5 km, de um total de 15 km do Cuncas I. Do outro lado da rocha, no município de Mauriti, no Ceará, está sendo feito o Cuncas II, de 4 km de extensão, já praticamente finalizado. Quando completo, os dois túneis juntos serão os maiores da América Latina para transporte de água.

Nesta sexta-feira (08), os senadores visitaram mais dois trechos do Projeto de Integração do São Francisco no canteiro de obras do Lote 5. Desta veza comissão presidida por Vital do Rêgo esteve na barragem de Jati, a 525 km de Fortaleza (CE), e conheceu a estação de bombeamento EBI3, localizada a 20 km de Salgueiro (PE), ambas bastante importantes para a execução da obra.

Novamente o presidente e o relator da comissão, respectivamente senador Vital do Rêgo e senador Humberto Costa, fizeram a visita ao lado do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Este foi o segundo e último dia da primeira viagem dos parlamentares para fiscalização do empreendimento.

Em Jati, os senadores encontraram cerca de 150 homens e 87 máquinas trabalhando na limpeza e no preparo da região, onde está sendo construída uma sequência de seis barragens e a recuperação de uma já existente, com cerca de 40 km de extensão. Em conversa com Vital do Rêgo, o ministro Fernando Bezerra, afirmou que no segundo semestre, quando o empreendimento estiver em pico de atividade, serão vistos mais de 1.800 homens e 470 máquinas ativas. Já em Salgueiro, os parlamentares vêem a estação de bombeamento EBI3, que terá capacidade de bombear a água a 90 metros de altura, possibilitando que ela siga até o Rio Grande do Norte apenas com a força da gravidade – passando por barragens, aquedutos e túneis.

A Comissão constituída no Senado Federal tem a missão de acompanhar todos os atos, fatos relevantes, normas e procedimentos referentes ao Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, obra também conhecida como a Transposição do Rio São Francisco. A comissão também vai lidar com o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O prazo para término dos seus trabalhos é dezembro de 2013.

Vital usou o seu twitter para descrever alguns passos da visita. “Como presidente da Comissão de acompanhamento das obras de transposição tive a companhia do relator Humberto Costa, Cícero Lucena e Inácio Arruda. Agora estou em Juazeiro do Norte-CE de onde sairemos com o Ministro Fernando Bezerra e os senadores para visitar mais dois trechos das obras” twitou.

A comitiva também contou com os senadores Cícero Lucena (PSDB/PB) e Inácio Arruda (PC do B/CE) e o deputado federal Pedro Eugênio (PT/PE), convidado especial. Vital fez questão de registar por meio do seu twitter que o senador Cássio Cunha Lima não acompanhou a comitiva porque estava em missão na Antártida. “O senador Cássio não pôde participar da visita às obras de transposição ontem, pois estava em missão oficial do Senado na Antártida” postou.

Na avaliação do senador Vital, a visita foi muito proveitosa. Para ele, ver de perto a obra possibilitou aos senadores entender o quanto o Projeto são Francisco é grandioso. Lembrou que os senadores puderam ainda entender o quanto estas obras já estão trazendo desenvolvimento para a região e como poderá trazer ainda mais, quando estiver concluída e beneficiar diretamente a população que sofre com a falta de água.

Para Vital com o Projeto de Integração do São Francisco inaugura uma nova política de segurança hídrica no Brasil, o que vai assegurar abastecimento não só para consumo humano, mas para o desenvolvimento socioeconômico de toda a região Nordeste. São mais de R$ 30 bilhões em investimentos.

Vital do Rêgo reafirmou a transposição é a maior obra estruturante do Nordeste quando estiver pronta vai mudar a face rural do Nordeste beneficiando mais de 12 milhões de nordestinos nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.

Assessoria

Nenhum comentário :

Postar um comentário