sexta-feira, 8 de março de 2013

Site permite apreciar em 360° a Capela Sistina, fechada para conclave É possível 'navegar' pelo recinto usando ferramenta do Vaticano. Zoom permite ver detalhes dos famosos afrescos renascentistas.

Uma das grandes atrações turísticas do Vaticano, a Capela Sistina, está fechada desde a última terça-feira (5) para ser preparada para o Conclave e só reabrirá após a escolha do novo Papa.Mas, enquanto a fumaça branca não sai da chaminé do famoso recinto, é possível apreciar, com a ajuda da internet, os afrescos de Michelangelo, Rafael e Botticelli, considerados obras-primas do Renascimento.
Capela Sistina em 360°, do site do Vaticano (Foto: Reprodução/vatican.va)
O site permite 'navegar' pelo ambiente e observar os afrescos da Capela Sistina
(Foto: Reprodução/vatican.va)
O site oficial do Vaticano traz imagens da capela em 360° (veja). Movendo o cursor do mouse ao redor de seu piso e de suas paredes, é possível ver em detalhes (e sem estar rodeado de turistas) o teto e as paredes cobertos de pinturas que retratam cenas do Velho e do Novo Testamento, além dos mosaicos de seu piso.
O site também tem botões de zoom, que permitem se aproximar mais ou menos da cena.
Cerca de 5 milhões de turistas visitam todos os anos a Capela Sistina, que fica dentro da ala de museus do Palácio Apostólico. Durante a alta temporada, cerca de 30 mil pessoas entram diariamente no local.
Nesta semana, funcionários do Vaticano preparam o recinto para receber o conclave que vai eleger o novo Papa. O trabalho consiste em elevar o piso, colocar mesas e cadeiras para acomodar os cardeais e instalar os fornos e a chaminé para soltar as tradicionais fumaças preta e branca.

Nenhum comentário :

Postar um comentário