quarta-feira, 6 de março de 2013

Sem definição da data de início do conclave, faltam apenas dois cardeais

Sem definição da data de início do conclave, faltam apenas dois cardeais
 O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, informou nesta quarta-feira (6) que 113 dos 115 cardeais que votarão no conclave já estão em Roma. Um dos dois faltantes chegará ainda hoje à cidade e o último, amanhã.

A data do início da eleição do novo papa ainda não foi definida, segundo Lombardi. Tradicionalmente o Vaticano determina que o conclave comece no período de 15 a 20 dias, depois do início da sé vacante --expressão que representa que o lugar do papa está vago. Mas a antecipação do processo foi viabilizada por um decreto publicado por Bento 16 antes da renúncia. A decisão, no entanto, fica a cargo do Colégio Cardinalício, que ainda não se manifestou sobre o assunto.

Os cardeais --eleitores e não eleitores [aqueles com idade superior a 80 anos]-- se reuniram mais uma vez na manhã de hoje para discutir a sucessão de Bento 16. No encontro, os religiosos fizeram 18 intervenções para debateram diversos temas, incluindo a missão da Igreja no mundo de hoje e a necessidade evangelização, a relação da Igreja com as demais e o que se espera do futuro papa. Cada um daqueles que pediram a palavra tiveram 5 minutos para se manifestar. No total, desde o início das reuniões preparatórias para o conclave, foram 51 intervenções.

Durante o encontro, também ficou decidido que amanhã os cardeais se reunirão duas vezes, uma pela manhã e outra à tarde. No período da tarde desta quarta-feira os religiosos se reunirão na basílica de São Pedro do Vaticano para rezar pela igreja.

Os cardeais americanos haviam marcado uma entrevista coletiva também para esta tarde para comentar as preparações para o conclave, mas a coletiva acabou sendo cancelada. Lombardi negou que fosse para atender a um pedido do Vaticano. "Nós tentamos oferecer as informações mais precisas sobre o que está acontecendo nas congregações, mas não temos como falar para os demais cardeais não falarem."

Os encontros pré-conclave servem como termômetro da receptividade aos mais cotados para ocupar o cargo mais alto da Igreja Católica. A eleição não tem candidaturas formais, mas os cardeais aproveitam o período de Sé Vacante para articular, nos bastidores, o apoio a seus preferidos antes de se trancarem na Capela Sistina.


Mas, além desta suposta "propaganda", os religiosos também aproveitam a reunião para discutir o futuro da igreja, que necessariamente inclui os escândalos sexuais que ganharam ainda mais evidência com o comunicado do cardeal escocês Keith O'Brien, acusado de "comportamento inadequado" nos anos 80, que admitiu que sua "conduta sexual ficou abaixo dos padrões" que se esperavam dele.


UOL

Nenhum comentário :

Postar um comentário