sexta-feira, 8 de março de 2013

Nicolás Maduro assume como presidente interino da Venezuela Em cerimônia na Assembleia Nacional, vice de Chávez tomou posse. Oposição se negou a participar do evento e julgou a posse como 'espúria'.



Imagem da televisão estatal venezuelana mostra Maduro assumindo a presidência (Foto: Reprodução)
Imagem da TV estatal venezuelana mostra Maduro
com a faixa presidencial (Foto: Reprodução)
O vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, assumiu a Presidência interina daVenezuela na noite desta sexta-feira (8) na Assembleia Nacional de Caracas, após a morte na última terça-feira do presidenteHugo Chávez. Maduro chegou acompanhado de chefes de Estado e foi recebido com gritos de apoio pelos partidários.
"Juro em nome da lealdade mais absoluta ao comandante Hugo Chávez que cumpriremos e faremos cumprir essa Constituição bolivariana com a mão dura de um povo disposto a ser livre", disse Maduro com a mão levantada diante da Constituição antes de receber a faixa presidencial das mãos do chefe da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello. Maduro prometeu "lealdade absoluta" ao falecido presidente.
A oposição não compareceu à cerimônia. Mais cedo, o grupo havia informado que seus deputados não iriam assistir à posse. 
O líder opositor venezuelano, Henrique Capriles, que perdeu contra Chávez as eleições de outubro do ano passado, classificou a posse de Maduro como ilegítima. "Este juramento que se fará agora é espúrio", disse Capriles, assinalando que Maduro "não foi eleito presidente por ninguém" e que a oposição não está disposta a "tolerar abusos de poder."
Capriles denunciou a decisão desta sexta-feira do Supremo Tribunal de Justiça que confirmou a presidência interina de Maduro até a realização de eleições, no prazo de 30 dias, após a morte do presidente Hugo Chávez.

Nenhum comentário :

Postar um comentário