terça-feira, 12 de março de 2013

Estudo internacional aponta Paraíba como 5º melhor estado do NE para investimentos estrangeiros


Fábrica de cerâmica Salema
Fábrica de cerâmica Salema
Um levantamento feito pela revista inglesa The Economist apontou a Paraíba em 5º lugar na região Nordeste entre os melhores locais para receber investimentos estrangeiros. O estudo completo, que traz a radiografia de todos os estados, foi publicado pela edição online da revista Veja. Os indicadores foram pela Unidade de Inteligência da Economist e analisaram 25 indicadores, em oito categorias, para formar o ranking. 

Em referência aos outros estados brasileiros, a Paraíba ficou na 18ª posição, quando se fala em atração de investimentos privados estrangeiros.

No ranking geral, a nota da Paraíba foi de 33 pontos, contra 41.5 pontos alcançados nacionalmente.  

No ambiente político, a nota da Paraíba foi de 29.2 e a nacional ficou em 43.6 pontos. 

No ambiente econômico, a nota da Paraíba ficou em 25 contra 40.1 da nota nacional. 

O regime tributário e regulatórios é um ponto forte da Paraíba, com 24 pontos, acima da nacional, que foi de 23.1.

Infraestrutura também é outro ponto forte do Estado, que recebeu nota de 37.5 pontos, contra uma nota nacional de 26.9 pontos.


No quesito sustentabilidade, a Paraíba saiu-se muito bem. Rigorosamente empatada com a média nacional, com 68,8 pontos.

Políticas para investimentos estrangeiros na Paraíba receberam nota de 41.7. No país a nota foi de 8.8 pontos.

Um dos pontos fracos da Paraíba, segundo o estudo, está em recursos humanos, com uma média de 16,7 pontos, contra a média nacional de 38,6.

Outro ponto fraco da Paraíba foi em inovação,com 20 pontos, contra 32,6 da média nacional. 

O levantamento indica que a Paraíba tem 3 milhões, 815 mil e 171 habitantes, com um PIB estadual de R$ 35 bilhões e uma renda per capta de R$ 11.892.

Dentro do ranking geral vem os indicadores de cada estado,a paraíba alcançou a nota máxima (100) no tópico 'regulador ambiental'. Também estão entre as melhores notas alcançadas pela Paraíba, os quesitos como estabilidade política (66.7 pontos), crescimento no mercado (50 pontos), abertura de empresas (50 pontos), incentivo para investimentos (50 pontos), qualidade de rede das estradas (50 pontos), presença em infraestrutura (50 pontos), plano de estratégia ambiental no Estado (75 pontos) e qualidade na gestão ambiental (50 pontos).

Na outra ponta dos indicadores, com as notas mais fracas alcançadas na Paraíba, estão os tópiucos como condições de segurança, renda per capta, oferta de mão de obra especializada, gastos privados e incentivos fiscais.

O Ranking de Gestão dos Estados Brasileiros avaliou as condições das 27 unidades da federação para atrair investimentos estrangeiros. Neste ano, foram analisados 26 indicadores em oito categorias.
Conforme dados apresentados pela publicação inglesa, a Paraíba aparece com índice considerado bom no indicador sustentabilidade ficando com 68.8 pontos alcançando a média nacional. Segundo a pesquisa, o estado apresentou resultados satisfatórios nos quesitos estabilidade política (66.7), crescimento de mercado (50), abertura de empresas (50) e infra-estrutura das estradas paraibanas (50).
Infográfico
Foto: Infográfico

Créditos: Reprodução Infográfico/Veja

Nenhum comentário :

Postar um comentário