terça-feira, 12 de março de 2013

Deputado acusa RC de manipular dados da violência e decide levar ‘caso’ para Justiça

Deputado acusa RC de manipular dados da violência e decide levar ‘caso’ para Justiça
Deputado acusa RC de manipular dados da violência na Paraíba e decide levar ‘caso’ para o Ministério da Justiça

Manoel Junior diz que Governo do Estado manipula dados sobre a violência na Paraíba e que levará caso ao ministro da Justiça

Durante pronunciamento na Câmara dos Deputados, Manoel Junior (PMDB-PB) acusou o Governo Estadual de manipular os dados estatísticos sobre a violência local e de está sonegando do Ministério da Justiça, a real situação que se abateu sobre a Paraíba, no que se refere ao aumento alarmante da criminalidade em todas as regiões do Estado.

O deputado reafirmou que a bancada paraibana no Congresso Nacional se reunirá em breve com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso para tratar da violência, que na Paraíba cresce em proporções assustadoras, diante do que ele chama de “inércia e omissão das autoridades responsáveis pela segurança pública, cegas em face da situação miserável em que se encontram os órgãos de segurança pública no Estado”.

De acordo com o peemedebista, nas delegacias de polícia espalhadas pelo Estado, a infraestrutura é precária, com prédios sem condições de funcionamento, viaturas quebradas, falta de agentes e de motoristas.

Manoel Junior fundamentou seu discurso nos dados divulgados há poucos dias pelo Ministério da Justiça por meio da pesquisa ‘Perfil das Instituições de Segurança Pública’, onde se constatou que para um efetivo de aproximadamente nove mil homens, existem somente 850 algemas, 2.252 coletes à prova de balas, 2 escudos, 185 capacetes, 4.471 revólveres. “Isso significa, que na Paraíba, são onze policiais para cada par de algemas, quatro para cada colete à prova de balas, 4.849 para cada escudo, 52 para cada capacete e o mais assustador, um revolver, para dois policiais”.

O parlamentar alertou que “Proporcionalmente, mata-se mais na Paraíba do que na Guerra do Iraque, com o índice de aproximadamente 80 mortes violentas para cada 100 mil habitantes; o que coloca nosso o Estado, conforme os parâmetros adotados pela Organização Mundial da Saúde, em um quadro de epidemia”, lamenta Manoel Junior.

O peemedebista também chamou a atenção para as inspeções realizadas pelo Ministério Público Estadual em dez delegacias de oito municípios paraibanos que constataram irregularidades na instauração de inquéritos, na lentidão dos inquéritos, na falta do registro de ocorrências, assim como, nos processos de roubo, violência e furto que não tinham sido instaurados. E lamentou indignado que enquanto os órgãos de segurança pública estaduais jazem inertes, a população paraibana, vítima da leniência e da omissão dos responsáveis sofre com os desmandos de um governo irresponsável.


Redação com Assessoria

Nenhum comentário :

Postar um comentário