segunda-feira, 4 de março de 2013

Aesa prevê chuva de maior intensidade no Sertão paraibano

Aesa prevê chuva de maior intensidade no Sertão paraibano
Estudos realizados pelos meteorologistas do Governo do Estado indicam que o Sertão paraibano pode ter chuvas de intensidade significativa, na próxima semana. A previsão feita pelos técnicos da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba também abrange as áreas do Cariri, Curimataú e Alto Sertão.

“Os modelos meteorológicos indicam que nossa previsão de chuvas para o mês de março nestas regiões deve se confirmar. A expectativa é de que a Zona de Convergência Intertropical mantenha os índices pluviométricos dentro da normalidade na Paraíba e, a partir da próxima semana, o Sertão tenha melhores índices pluviométricos”, informou a meteorologista Marle Bandeira, explicando que o encontro dos ventos e a nebulosidade próxima da Linha do Equador é um dos fenômenos meteorológicos com maior influência sobre o Semiárido paraibano.

Nas últimas 24 horas, as estações meteorológicas da Aesa registraram os maiores índices pluviométricos no Litoral, Brejo e parte do Agreste.  Na cidade de Alhandra, foram contabilizados 24,4 milímetros de chuva. Em Sapé os sensores monitoraram 16,8 milímetros e 12 milímetros em João Pessoa.

“Mesmo não estando no período mais chuvoso para o Litoral, estes números estão dentro do esperado. Na Capital, por exemplo, a média histórica para o mês de março é de 200 milímetros”, concluiu Bandeira.

Açudes - 69 reservatórios monitorados pela Aesa estão com capacidade armazenada superior a 20% do seu volume total. Outros 36 açudes possuem menos de 20% e 17 estão em situação crítica, com menos de 5%. A relação completa está disponível na internet, no site www.aesa.pb.gov.br.

Folha do Sertão

Nenhum comentário :

Postar um comentário