sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Justiça mantém ‘Deus seja louvado’

Justiça mantém ‘Deus seja louvado’
 A 7ª Vara de Justiça de São Paulo negou na quinta-feira (29) pedido de antecipação de tutela feito pelo Ministério Público Federal solicitando que a União e o Banco Central retirassem, no prazo de 120 dias, a expressão “Deus seja louvado” de todas as cédulas a serem impressas.

A juíza federal Diana Brunstein argumenta na decisão que “não foi consultada nenhuma instituição laica ou religiosa não cristã que manifestasse indignação perante as inscrições da cédula e não há notícia de nenhuma outra representação perante o Ministério Público neste sentido. Entendo este fato relevante na medida em que a alegação de afronta à liberdade religiosa não veio acompanhada de dados concretos, colhidos junto à sociedade, que denotassem um incômodo com a expressão ‘Deus’ no papel-moeda”.

A decisão é provisória e o processo segue agora os trâmites normais. Não há previsão de quando a ação será julgada. O que foi negado nesta quinta-feira foi o pedido de antecipação de tutela, pois a Justiça interpretou não se tratar de algo urgente.

Um dos principais argumentos apresentados pela Procuradoria da República no Estado de São Paulo pedindo a retirada da frase é que o Estado brasileiro é laico e, portanto, deve estar completamente desvinculado de qualquer manifestação religiosa.

Uma das teses da ação é que a frase “Deus seja louvado” privilegia uma religião em detrimento das outras. Como argumento, o texto cita princípios como o da igualdade e o da não exclusão das minorias.

Para a juíza da 7ª Vara Federal, “a menção a expressão Deus nas cédulas monetárias não parece ser um direcionamento estatal na vida do indivíduo que o obrigue a adotar ou não determinada crença, assim como também não são os feriados religiosos e outras tantas manifestações aceitas neste sentido, como o nome de cidades, exemplificativamente”.

Desde 1986

A inclusão da expressão nas cédulas aconteceu em 1986, por determinação do então presidente José Sarney, de acordo com informações do Ministério da Fazenda passadas à procuradoria. Em 1994, com o Plano Real, a frase foi mantida pelo ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, supostamente por ser “tradição da cédula brasileira”, apesar de ter sido inserida há poucos anos, diz.

Um dia depois de o MPF entrar com a ação na Justiça, Sarney criticou a situação. "Eu acho que é uma falta do que fazer, porque, na realidade, precisamos cada vez mais ter a consciência da nossa gratidão a Deus por tudo o que ele fez por todos nós humanos e pela criação do universo. Nós não podemos jamais perder o dado espiritual. Eu tenho pena do homem que na face da terra não acredita em Deus", disse o presidente do Senado.


G1

VOLTA POR CIMA: integrantes de gabinete que foram escanteados por deputado federal da PB, arriscam e conquistam vitórias nas eleições 2012

 VOLTA POR CIMA: integrantes de gabinete que foram escanteados por deputado federal da PB, arriscam e conquistam vitórias nas eleições 2012
Pouca gente acredita quando falamos de uma situação bastante inusitada ocorrida as vésperas das eleições 2012. Tudo girou em torno de um grupo político que teve a coragem de deixar um gabinete de um deputado federal no exercício do mandato com três anos com salários garantidos, para se arriscar em projetos políticos que poderiam se pulverizar ainda neste ano.

E tudo aconteceu no gabinete do deputado federal Damião Feliciano, quando em meados de junho um grupo de assessores pediu exoneração do gabinete por conta de divergências com o secretário de Turismo da Paraíba Renato Feliciano (PDT), filho de Damião e que tem um caráter bastante ‘centralizador’ em suas decisões.

O grupo deixou o guarda-chuva de Damião e rumou para novos projetos, em João Pessoa investiram no projeto do prefeito Luciano Agra o ex-chefe de gabinete Adauto Fernandes, e os ex-assessores parlamentares Inácio Machado e Weliisson Silveira, Adauto tornou-se assessor especial do prefeito e Inácio Secretário de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa.

Com participação marcante na campanha vitoriosa de Luciano Cartaxo (PT) são peças esperadas na gestão petista na capital.

Outros dois ex-assessores do ‘coração’ que trilharam trajetórias vitoriosas nas eleições 2012, foram Eudes Félix e Júnior Gordo considerados por muitos, como dois ‘guerreiros’ na campanha vitoriosa de Tatiana Correa (PT do B) na cidade do Conde. Eudes e Júnior deixaram o conforto de uma assessoria de gabinete, para apostarnuma candidatura oposicionista, com poucos recursos, porém com muito reconhecimento popular.

Da cota ‘pessoal’ de Tatiana, Eudes e Júnior são figuras esperadas no primeiro escalão da prefeita.

Ou seja, mesmo correndo um grande risco, de saírem derrotados no pleito, os ex-assessores de Damião deram demonstrações que a ‘amizade’ e a capacidade de trabalho são válidas num meio permeado pela competitividade, traições e ingratidões com os aliados de primeira hora.

Mais uma grande lição de que a perseverança e a união são indispensáveis na atividade política. Adauto, Inácio, Eudes, Júnior e Wellisson tinham razão.

Henrique Lima

PB Agora  

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Silvio Santos dançará Gangnam Style


Silvio Santos dançará Gangnam Style  Parece que o ritmo do Gangnam Style contagiou até mesmo oapresentador Silvio Santos. De acordo com informações do jornal O Dia, Silvio irá fazer a dancinha do hit do sul-coreano Psy em uma vinheta de final de ano do SBT.

Os funcionários da emissora participarão da paródia cantando e dançando a música, que terá uma letra própria e elementos únicos na coreografia. A vinheta tem previsão de veiculação para a primeira quinzena de dezembro.

Silvio Santos atuará ao lado de Marília Gabriela, a Super Nanny Cris Poli, Arlindo Grund, Isabella Fiorentino e Patrícia Abravanel.


R7

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Estrela nacional do PSB analisa forma de governar de RC

Estrela nacional do PSB analisa forma de governar de RC
Estrela nacional do PSB analisa forma de governar de Ricardo Coutinho: “Ele não está preocupado em agradar”

 A deputada federal Luiza Erundina (PSB) participou no último sábado deevento do partido aonde se reuniu com o prefeitos eleitos na Paraíba e também lideranças da legenda no Estado.

No encontro, Erundina destacou a forma de governar de Ricardo Coutinho (PSB) e disse que ele é um estadista e que ele não governa pensando em reeleição.

"Na forma de governar, Ricardo Coutinho é um estadista.  Ele não governa pensando na sua reeleição, nas próximas eleições. Ele não está preocupado em agradar A, B ou C quando o interesse  maior é o bem da população do seu Estado. Eu acompanho de longe e de perto quando posso e me sinto muito orgulhosa de você. Se todos os governantes do PSB tivessem um desempenho e o apelo que você tem ao governar, seja uma prefeitura ou um Estado, o Brasil estaria em outro patamar de desenvolvimento, de democracia e de justiça social. Obrigada pelo que você tem feito pela Paraíba, pela política e pelo povo deste Estado", destacou a parlamentar socialista.

Vanessa de Melo

PB Agora

Maranhão é declarado novo presidente do PMDB na PB

Maranhão é declarado novo presidente do PMDB na PB
Maranhão é declarado novo presidente do PMDB na Paraíba, Wilson Santiago é vice
Foi declarado nesta segunda-feira (26) o veredito em relação a presidência do PMDB no âmbito estadual. Mesmo sem um consenso declarado, o nome de José Maranhão foi o referendado e o de Wilson Santiago fico no posto de vice.

O atual presidente, Antônio Barbosa foi quem informou sobre a decisão. As vagas de Delgados também foram todas preenchidas e a única pendência não resolvida é a vaga de 1º Secretário. A decisão partiu de reuniões entre lideranças políticas da legenda realizadas em João Pessoa.


Redação

Atual presidente Odon Bezerra é reeleito para comandar a Ordem dos Advogados do Brasil-PB

Atual presidente Odon Bezerra é reeleito para comandar a Ordem dos Advogados do Brasil-PB
A duas urnas finais da apuração para a presidência da OAB-PB e suas subseções, o atual presidente, Odon Bezerra conseguiu a reeleição. Três candidatos concorreram a eleição, Caius Marcelos, Odon Bezerra e Hermano Gadelha.

Odon Bezerra venceu em João Pessoa e Guarabira, enquanto Caius Marcelus ganhou em Cajazeiras, Patos, Sousa, Catolé do Rocha e Campina Grande, mas não foi suficiente para superar a votação de Odon Bezerra. Hermano ficou em terceiro lugar.

Odon Bezerra estará a frente da Ordem dos Advogados do Brasil, Paraíba por mais três anos.


PB Agora

domingo, 25 de novembro de 2012

Política já desenha perfil e nomes dos próximos candidatos a governador

Política já desenha perfil e nomes dos próximos candidatos a governador
Política paraibana já desenha perfil e nomes dos próximos candidatos a governador do Estado; quatro políticos já estão cotados para 2014

O ano de 2012 ainda não acabou e não faz dois meses das últimas eleições na Paraíba, mas não se fala em outra coisa nas rodas  de amigossobre futebol e eleições para 2014.

Sobre o pleito para governador do Estado, alguns partidos despontam como futuros empecílios para a reeleição de Ricardo Coutinho (PSB), como o PEN, PMDB e até uma interrogação no que diz respeito ao nome de Luciano Agra, atual prefeito de João Pessoa, mas sem partido.

Outros nomes figuram na lista como o do deputado estadual, Ricardo Marcelo (PEN) e o já confirmado nome do PMDB, o atual prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego. 

Não esquecendo ainda que composições importantes ainda podem acontecer como Ricardo Marcelo saindo como senador e uma aliança indicando a vice de Agra, por exemplo, caso ele venha a se filiar no PEN.

O nome de Agra nunca foi testado nas urnas e esse seria um aspecto diferente diante de Ricardo, Marcelo e Veneziano, um desafio, mas que pode acontecer e até surpreender, diante da força que o prefeito da Capital demonstrou no último pleito auxiliando Luciano Cartaxo (PT) a se eleger prefeito.

Outro que pode correr por fora e que também nunca foi testado foi Ronaldo Cunha Lima Filho (PSDB) que venceu como vice na última disputa pela prefeitura de Campina Grande. O nome da família e o apoio de Cássio (PSDB) o faz ser forte, sem mesmo esboçar alguma vontade de entrar para a disputa.

As cartas estão na mesa, mas muitas ainda podem figurar como preferidas.


PB Agora

Quero ser o próximo Jackson, diz Bieber

Quero ser o próximo Jackson, diz Bieber
 Em entrevista à revista “Maclean's”, Justin Bieber afirmou que deseja alcançar o patamar do Rei do Pop Michael Jackson, um de seus maiores ídolos e grande influência em sua carreira. "É onde eu quero chegar. Eu não quero ser apenas um galã adolescente", declarou.

O cantor diz que está em dívida com Michael Jackson e fala sobre suas estratégias de estrelato. "Todas as nossas decisões são baseadas em longo prazo. Nós usamos Michael como um modelo. As coisas que ele fez para sua carreira – muitas vezes foram boas, outras vezes ruins -, mas ele foi bem-sucedido desde jovem até ser mais velho. Isso é o que eu quero chegar. Eu não quero crescer e perder meus fãs jovens, cantando música imprópria”, desabafa o astro teen.

Bieber sabe como pode ser precária a fama para um adolescente. "Agora eu estou no topo. Há só um caminho a percorrer e é para baixo. Isso me dá a motivação para permanecer no topo e continuar insistindo. Eu cresci com um lado muito competitivo, praticando esportes - basquete, hóquei e futebol. Eu não quero ser o segundo melhor, terceiro melhor, o quarto melhor. Eu quero ser o melhor. Isso leva muita dedicação e trabalho duro. Você tem que fazer planos.”

Mesmo que o sucesso de Jackson tenha sido ofuscado por uma infância perdida, comportamento bizarro e uma overdose fatal, ele estabeleceu o padrão para o estrelato. "Eu modelo a minha carreira nas decisões que Michael fez e como ele manteve sua base de fãs jovens e manteve sua vida pessoal privada. Todas essas coisas se somam para mim. Isso o fez super interessante”, diz o músico.

Para atingir este posto, Bieber conta que está investindo em sua música e pretende lançar uma nova faixa “chocante” em fevereiro de 2013. "Pense na coisa mais louca que você consegue. Então, vai ser mais do que isso.”

O ex-namorado de Selena Gomez diz que faz o possível para melhorar sua imagem e, desde o início da turnê “Believe”, mostra mudanças físicas a cada show e também em fotos sem camisa em redes sociais. "Estou me exercitando muito para ficar maior. Estou tentando ficar sexy para as garotas", contou.


UOL

MARANHÃO OU SANTIAGO: PMDB decide amanhã quem vai comandar os rumos do partido na Paraíba

MARANHÃO OU SANTIAGO: PMDB decide amanhã quem vai comandar os rumos do partido na Paraíba
MARANHÃO OU SANTIAGO: PMDB decide amanhã quem vai comandar os rumos do partido na Paraíba 

Será nesta segunda-feira (26) que o PMDB da Paraíba vai decidir quem encabeçará a chapa única que vai presidir no próximo ano os rumos da legenda no Estado. A escolha está entre o ex-governador José Maranhão e o ex-senador Wilson Santiago que brigam nos bastidores pelo apoio dos demais filiados.

Segundo o presidente nacional do partido, senador Vaudir Raupp, nesta segunda-feira também serão anunciados os nomes dos integrantes da chapa única, que serão escolhidos através de uma triagem das duas chapas. “As duas chapas vão formar uma única chapa de consenso e o nome que encabeçará essa chapa de consenso será escolhido posteriormente”, destacou.

Sobre a preferência entre o nome de José Maranhão e o nome de Wilson Santiago, Raupp asseverou: “Já tivemos o consenso na formação da chapa e nesta segunda vamos discutir o consenso em torno do nome que comandará o partido”, completou.


PB Agora 

sábado, 24 de novembro de 2012

Sertanejo improvisa tipoia para manter de pé a última vaca do rebanho


Mais de 40% do rebanho bovino da Paraíba já foi dizimado pela prolongada estiagem. Desesperados com a morte dos animais, pequenos produtores da zona rural improvisam de tudo para salvar as últimas reses. É o caso de seu Jorge dos Santos, 52 anos, que tem um pequeno roçado no município de Itaporanga (na região do Vale do Piancó, a  420 quilômetros de João Pessoa). Sua última vaca leiteira, sem força para se sustentar de pé, é amparada por uma tipoia feita com redes velhas amarradas em quatro traves.

A cena dramática foi registrada pelo padre Djacy Brasileiro, pároco da cidade de Pedra Branca, na mesma região, que vem denunciando a falta de assistências dos governos aos agricultores e produtores que perderam tudo o que investiram por conta da seca.

Seu Jorge tinha 11 animais em seu rebanho. A maioria morreu de sede e fome. Hipertenso, há uma semana ele foi encontrado desacordado no meio do terreiro, próximo de uma vaca que também morreu tentando parir. “A vaca, uma das últimas que eu tinha, morreu depois de tentar parir e não ter forças. Não agüentei de tanta tristeza, passei mal e desmaiei. Sofro de pressão alta e caí ao ver meu animal morrer de fome, sede e sem ter sua cria”, narra.

Ele teve que se desfazer de outros animais, vendendo-os  a preço abaixo do mercado local, para fugir de um prejuízo maior. A única vaca que sobrou está magra e mal consegue parar de pé. Pele e osso sustentados por cordas de agave, para tomar água e comer das mãos do seu dono.

A tentativa desesperada de seu Jorge para manter vivo seu último animal é comovente. Ele diz que vai fazer tudo que puder para que a vaca sobreviva até fevereiro do próximo ano, quando a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) prevê que chova na região. Para seu Jorge, esse último animal é um símbolo da perseverança e da resistência do povo sertanejo.

Itaporanga é um dos 195 municípios sob estado de emergência decretado pelo Governo do Estado. O principal manancial que abastece o município, o açude Cachoeira dos Alves, com capacidade para acumular 10,6 milhões de metros cúbicos de água, está com menos de 33% do seu total.

O município tem uma população estimada em 17.632 habitantes, sendo que na zona rural moram 5.563 pessoas. Seu Jorge está entre os moradores da zona rural, no sítio Riachão.  


VITRINE DO CARIRI

Novo portal do empreendedor vai facilitar a vida do empresário

Novo portal do empreendedor vai facilitar a vida do empresário
 O governo federal vai lançar um novo portal do empreendedor para “simplificar a vida do empresário com o Estado”, adiantou à Agência Brasil o secretário de Comércio e Serviços do Ministério de Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Humberto Ribeiro. O anúncio será feito em Brasília durante o 1º Simpósio Brasileiro de Políticas Publicas para Comércio e Serviços (Simbracs), nos dias 28 e 29 de novembro, no Centro de Convenções Brasil 21.

“O novo portal vai trazer ferramentas mais simples, que facilitam o relacionamento entre empreendedor brasileiro com o Estado, para que ele (empreendedor) esteja, de forma simples, garantindo conformidade com as leis. Estamos facilitando a vida do empresário”, disse.

Durante o encontro vão ocorrer mais de 30 painéis e debates com temas relacionados ao setor terciário, como as relações educacional, trabalhista e de consumo. Além disso, haverá uma rodada de apresentação de oportunidades e investimentos, com 13 países estrangeiros já estão inscritos.

“São vários bilhões de reais em oportunidades de investimentos. As 50 empresas que cadastram seus projetos serão apresentadas aos investidores. É um catálogo de ofertas e daí as coisas evoluem. É a primeira vez que o governo federal faz uma chamada pública para investidores internacionais”, comentou.

O evento será coordenado pela Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) do MDIC, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Simbracs dá continuidade ao Plano Brasil Maior, programa de incentivo à indústria nacional, focando em ações para melhorar a competitividade das empresas em diversos setores. A ideia é que exista uma busca permanente por inovação e mais qualidade dos serviços e bens comercializados no Brasil.

Agência Brasil

Joaquim Barbosa põe em pauta salário vitalício de ex-governadores

Joaquim Barbosa põe em pauta salário vitalício de ex-governadores
 Além de concluir o caso do mensalão, novo presidente do Supremo terá pela frente série de julgamentos polêmicos.

Minutos antes de ser empossado presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Joaquim Barbosa liberou para pauta de julgamento do plenário o processo movido pela Ordem dos Advogados do Brasil que contesta o pagamento de aposentadoria vitalícia a ex-governadores de Rondônia.

Depois, sinalizou que esse deve ser um dos primeiros casos de repercussão na Corte na nova gestão. Se o relator não tivesse tomado essa atitude, pelo regimento do tribunal, o processo ficaria paralisado até ser redistribuído para quem fosse ocupar a cadeira do ministro recém-aposentado Carlos Ayres Britto.

A ação referente a Rondônia, ajuizada em março de 2011, é uma da série de 12 que a OAB apresentou para sustar o pagamento a ex-chefes de executivos estaduais país afora. O escândalo veio à tona no início do ano passado. Revelou-se que cerca de 60 ex-chefes de Executivo estadual recebiam o pagamento vitalício, alguns por mais de 20 anos. A repercussão negativa incomodou o Supremo.

Futuras sessões – O novo presidente do STF terá pela frente em seu mandato de dois anos grandes temas da Justiça e questões políticas para enfrentar na sua gestão. Além da aplicação das penas do mensalão e os recursos dos condenados, o ministro Joaquim Barbosa deverá passar por novas sessões históricas.

Estão para ser julgados casos como o do mensalão mineiro, em que o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) é acusado de desvio de dinheiro público para sua candidatura a governador de Minas em 1998. O STF analisará ainda o depoimento de Marcos Valério, que pediu delação premiada com acusações a Lula e ao ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci.

Barbosa terá ainda de lidar com decisões que afetam a economia. Na Previdência, o STF tem ações que podem impactar bilhões. Uma das mais esperadas é a da troca de benefício (desaposentação) para segurados que continuam a trabalhar depois que se aposentam. O custo dessa revisão pode chegar a R$ 69 bilhões, segundo o governo.

A questão dos expurgos inflacionários de planos econômicos de 1987 a 1991, que causaram perdas para a poupadores, também está parada. Os bancos conseguiram suspender as cobranças dos clientes com uma ação no STF.

Além disso, há os processos deixados por Ayres Britto em que ele era relator. O mais recente a entrar em pauta é sobre o amianto, em uma ação contra leis estaduais que proíbem a comercialização desse material em São Paulo e no Rio Grande do Sul. A votação está empatada e não tem data para continuar.


Estadão

INÉDITO: prefeito eleito na Paraíba diz que vai abrir mão de salário em prol de Projeto Social

INÉDITO: prefeito eleito na Paraíba diz que vai abrir mão de salário em prol de Projeto Social
 O prefeito eleito de Conceição, Nilson Lacerda (PSDB), vai abrir mão do salário a que tem direito por quatro anos, de janeiro de 2013 a dezembro de 2016, o município vai economizar quase R$ 800 mil no período.

O anúncio de Lacerda de que a gestão pública municipal não terá despesas com o salário de prefeito foi feita a um site  de jornalismoregional.

A decisão do prefeito eleito está associada ao fato de ele ser fiscal da Receita Estadual. Ele pode, diante dessa circunstância, optar entre um e outro salário, por isso afirmou que ficará com o do Estado, o que trará alívio de caixa à administração pública de Conceição. “Se o salário que eu ganho hoje já dar para viver bem eu não vou querer alterar o meu padrão de vida”, declarou o novo gestor.

Nilson disse que com o salário de prefeito, que a partir de 1º de janeiro próximo passará a ser de R$ 16 mil, ele vai criar um projeto social para construir casas populares. Em média será construída uma casa por mês. Ao final do mandato de quatro anos ele terá construído um total de 48 casas com recurso da remuneração de prefeito que será abdicada.

Tal medida serve como exemplo aos demais gestores para fazer render o erário publico e contribuir com o município, como prefeito e como cidadão.


Fonte: Rádar Sertanejo

Uma das piores secas registradas no Brasil já reduz produções da zona rural e manifesto é entregue à Dilma

Uma das piores secas registradas no Brasil já reduz produções da zona rural e manifesto é entregue à Dilma
 Seca reduz em 40% a produção de leite e prejuízo dos agricultores chega a 160 mil por dia

Há sete meses as contas dos produtores de leite cearenses não fecham nos mesmos patamares do ano passado. Os resultados da atividade, desempenhada por mais de 100 mil pessoas no estado, estão 40% abaixo da média da produção, que chegava a 500 mil litros de leite por dia. Ou seja, o prejuízo provocado pela seca que afeta gravemente o Semiárido nordestino desde o início do ano tem tirado do bolso desses agricultores cerca de R$ 160 mil reais por dia.

Apesar de as duas maiores barragens da região Nordeste estarem no Ceará - a Barragem do Figueiredo, no Vale do Jaguaribe, e a Barragem do Rio Acaraú - quase 90% do estado fica no Semiárido, onde a pecuária é a principal atividade econômica. “A manutenção dos rebanhos é o nosso maior problema”, explicou Fernando Saboya, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec). Com o problema da má distribuição da água, alguns municípios, como Inhamuns, na divisa com os estados do Piauí e de Pernambuco, não recebem sequer uma gota do recurso hídrico.

“Estamos enfrentando uma das piores secas dos últimos 40 anos. A problemática do homem (fome e seca) está relativamente contornada pelos programas sociais do governo, mas as atividades produtivas estão caminhando para a liquidação”, avaliou Saboya.

Segundo ele, além das perdas da produção de leite que, acumuladas, somam mais de R$ 33 milhões em todo o estado, os produtores não estão conseguindo alimentar o gado. Com isso, muitos animais morrem ou são vendidos para outros estados como Tocantins e Pará. De acordo com levantamento da Faeb, o número de animais comercializados nas feiras locais triplicou e as vendas têm sido fechadas com valores abaixo da metade do preço de mercado.

“Praticamente, os pequenos produtores estão dependendo exclusivamente do programa de Venda em Balcão. Mas, pela complexidade da logística de transferir milho de Mato Grosso e Goiás para o Ceará, têm produzido hiatos nos armazéns”, disse. Segundo Saboya, alguns municípios, como Crateús, estão desde quinta-feira (22) sem qualquer estoque do grão.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Fernando Catão, expediu,  ofício circular às 223 Câmaras Municipais  da PB, chamando a atenção para o impedimento legal
Todas as 223 Câmaras Municipais da Paraíba têm que fixar os subsídios dos vereadores que tomarão posse no próximo ano antes das eleições de outubro. Também estão impedidos de fixar qualquer tipo de reajuste nos atuais vencimentos. A fixação dos subsídios após o pleito é vedado por lei e, no entendimento do Tribunal de Contas do estado (TCE), é improbidade administrativa e impõe a reprovação das conta dos atuais gestores.  

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Fernando Catão, expediu, nesta terça-feira (07), ofício circular às 223 Câmaras Municipais chamando a atenção para o impedimento legal à fixação dos subsídios de vereadores, se destinados a ainda vigorar na presente legislatura. 

Valendo-se, ainda, de preceitos legais o TCE lembra às Câmaras que o limite total da despesa com a remuneração dos vereadores não pode ultrapassar 5% da receita do município. Também, que o limite de gasto com a folha de pagamento, incluindo o subsídio dos vereadores, é de até 70% da receita municipal.

Quando da fixação desses subsídios para a próxima legislatura – o que não pode ocorrer depois das eleições que se avizinham – as Câmaras devem observar o limite máximo em relação ao subsídio dos deputados estaduais, variável de acordo com o número de habitantes do respectivo município. A adoção de tais medidas, diz a circular, evitarão as correspondentes implicações na prestação de contas de cada Câmara de Vereadores ao TCE.

A circular do TCE lembra aos atuais integrantes das Câmaras “a pacífica jurisprudência do Supremo Tribunal Federal no sentido de que a fixação de remuneração de vereadores para entrar em vigor na própria legislatura é ato lesivo não só ao patrimônio material do Poder Público, como à moralidade administrativa”. A questão remete ao Recurso Extraordinário 172.212, de que foi relator o ministro Maurício Corrêa.

O documento considera, desse modo, “a exigência constitucional de definição dos subsídios dos vereadores para a legislatura subsequente, regra de anterioridade que, em consonância com o princípio da impessoalidade, impõe a fixação de valores antes da realização do pleito eleitoral”.

Trata, também, a circular endereçada às Câmaras do limite máximo dos subsídios e de sua concessão em parcela única, “vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória”, conforme estabelecido pela Constituição Federal.

Antes de se enforcar adolescente juazeirinhense se diverte em vaquejada com amigos


JUAZEIRINHO – No sábado, 17 de novembro de2012, o adolescente, Breno Alves, 16 anos, passou um dia muito bem. A tarde ele foi curtir uma vaquejada em Santo André em companhia da namorada e de alguns amigos, de onde só voltou para sua casa, no síitio Capitãozinho, na madrugada de domingo (18).

Por volta das 8 horas da manhã, sua avó o acordou para tomar café. Breno levanta da cama, toma a bênção a ela, escova os dentes e senta na mesa para tomar seu desayuno.

Em seguida, sem dizer nada a ninguém, o jovem, que perdera a mãe para a morte há seis meses, sai de casa. Porem a avó nem desconfiaria que ele iria cometer suicídio.

Sua avó nem se importou, pois Breno era acostumado sair e passar algumas horas em companhia dos amigos pela vizinhança.

Chega a hora do almoço e ele não vem almoçar. Então, dar 1, 2, 3, 4 horas da tarde e nada de Breno aparecer em casa.

Preocupada com o sumiço do jovem, a avó vai em algumas casas dos vizinhos e pergunta por ele. Nada, nem sinal de Breno e, o mais misterioso: ninguém o vira.

De repente, chega a triste notícia: Breno fora visto morto, com uma corda no pescoço, bebaixo de um pé de manga, que fica por trás de uma barragem.

Desesperada, a avó materna correu até lá e se abraçou com o corpo já frio e lamentou a morte precoce do neto que ela criava como se tivesse saído de suas entranhas.

Breno vinha sofrendo calado nos últimos meses, pois sua mãe morrera havia seis meses e, seu pai, mora em Taperoá e pouco se comunicava com o filho.

Ele se sentia só e confessava aos seus amigos e vizinhos, a tristeza que apertava seu peito. “Minha mãe morreu e meu pais não se importa ocmigo. Agora estou sozinho no mundo. Só tenho vó e vô”.

Assim, Breno decidiu que iria dar cabo da própria vida, e morreu enforcado debaixo de um pé de manga, no sítio Capitãozinho, zona sul de Juazeirinho, numa manhã de domingo, 18 de novembro de 2012, deixando todos perplexos
.

Decisão do STF sobre contratos temporários de servidores valerá para todos os municípios do Brasil


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá a legalidade da contratação temporária de servidores públicos dos municípios de todo o país em um só julgamento. Por unanimidade, os ministros acataram a tese da repercussão geral do tema. A proposta foi do ministro Dias Toffoli, relator de uma ação originária do município de Bertópolis (MG).

O julgamento do STF interesse diretamente a pelo menos 71 gestores de municípios da Paraíba, denunciados criminalmente pelo Ministério Público ao Tribunal de Justiça do Estado. Eles podem responder por improbidade administrativa e, se condenados, ficarem inelegíveis. As cidades serão obrigadas a demitir de seus quadros esses servidores contratos com vínculos precários de emprego, ou seja, sem concurso público.

No caso da ação que tramita no STF, a Procuradoria da República já opinou pela inconstitucionalidade dessas leis. A norma foi questionada pelo Ministério Público de Minas Gerais, que apontou violação ao princípio do acesso à administração pública por concurso público.

O ministro Dias Toffoli esclareceu que a questão “diz respeito ao atendimento dos requisitos constitucionais relativos à configuração das situações excepcionais e temporárias autorizadoras da contratação, por prazo determinado, de servidores temporários, em atenção aos comandos constitucionais previstos no artigo 37, incisos II e IX, da Carta Magna”.

O STF vai analisar o tema ao julgar se é ou não constitucional dispositivo de lei do município mineiro. O Ministério Público entende que a lei municipal padece de vício de inconstitucionalidade material, uma vez que os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência que regem a administração pública estabelecem a necessidade “de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos” (inciso II do artigo 37 da CF) e determinam que “a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público”.

Segundo Dias Toffoli, o assunto possui relevância “para todas as esferas da administração pública brasileira e para todos os tribunais de justiça do país, que podem vir a deparar-se com questionamentos que demandem a apreciação da constitucionalidade das legislações que instituem as hipóteses de contratação temporária de pessoal”.

Na Paraíba
Em João Pessoa, uma decisão do Tribunal de Justiça julgou inconstitucional a lei municipal 059/2010, acatando uma ação do Ministério Público, proposta em dezembro de 2011, questionando a legalidade das contratações de 9.789 prestadores de serviço. A ação foi julgada parcialmente procedente na sessão do dia 29 de agosto e o acórdão foi publicado no Diário da Justiça do dia 3 de setembro, quando a Prefeitura da Capital já dispunha de mais de 11 mil contratados temporariamente.

Segundo a decisão do TJPB, o município tem 180 dias, contados a partir de sua publicação, para resolver a questão. O principal problema apontado na lei foi o fato de que a lei que ampara as contratações temporárias não determina o prazo de vigência dos contratos.
A intenção da Prefeitura é modificar a lei e enviá-la para aprovação na Câmara Municipal antes que finde o prazo estabelecido pelo TJPB. Entretanto, se a decisão do STF sobre o assunto acontecer primeiro não será necessário que a Prefeitura tome nenhuma decisão, já que esta decisão valerá para todos os casos semelhantes.

Outros municípios
Pelo menos 71 prefeitos de municípios paraibanos foram acionados criminalmente na Justiça por descumprirem a determinação do Ministério Público Estadual de demitir os prestadores de serviço e realizar o processo de contratação de pessoal através de concurso público.
Segundo o procurador-geral de Justiça do Estado da Paraíba, Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, o Governo do Estado, que também teve que demitir funcionários, está cumprindo a determinação e já está criando vagas através de concursos.

De acordo com Oswaldo Trigueiro, as leis municipais que autorizam as contratações de servidores sem a necessidade de concurso são muito abertas e, por isso, as prefeituras terão que rever as leis e estabelecer critérios para estas contratações. Em virtude disso, o Ministério Público Estadual entrou com 179 Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adin) para impugnar estas leis.

“Há a necessidade de se fazer ingresso através de concurso. A gente tem que privilegiar isso. É isso que a gente vem fazendo com este trabalho, que iniciou pelas prefeituras, passou para o Estado e agora estamos indo para a Assembleia. É a modificação da cultura”, disse Oswaldo Trigueiro.


Portal Correio

Posse de Barbosa tem atraso de Dilma e presença de artistas

Posse de Barbosa tem atraso de Dilma e presença de artistas
A cerimônia da posse do ministro Joaquim Barbosa na presidência do STF (Supremo Tribunal Federal) marcada para às 15h desta quinta-feira (22) começou com 20 minutos de atraso. O Supremo aguardava a chegada da presidente Dilma Rousseff, que entrou no plenário por volta das 15h20.

Foram convidadas aproximadamente 2.500 pessoas para a posse entre autoridades, artistas, familiares e amigos de Joaquim Barbosa. O cantor Martinho da Vila foi prestigiar o ministro e cantou os versos do samba enredo Sonho de um Sonho na chegada, em homenagem a Barbosa.

— É um orgulho. Por ele ser de uma origem pobre, pode inspirar muitos jovens brasileiros.

O ator Lázaro Ramos também está presente na cerimônia e, ao chegar ao Supremo, falou sobre o significado de Joaquim Barbosa na presidência do STF.

— É um momento importante você vê pelo comportamento ansioso das pessoas até para entrar [no plenário do STF]. Ele é um cara que está dialogando exatamente com o que a sociedade quer.

O ator Milton Gonçalves e o ex-piloto Nelson Piquet também estão acompanhando a cerimônia de posse no plenário do Supremo.

Entre as autoridades políticas, estão presentes o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS). O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo chegou acompanhando a presidente da República.

O presidente da OAB (Ordem Nacional dos Advogados), Ophir Cavalcante, e a ministra do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Eliana Calmon estão entre personalidades do mundo jurídico que também estão presentes.


Fonte: Do R7

CCJ aprova projeto que obriga assistência de enfermeiro em qualquer tipo de unidade móvel


A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de João Pessoa aprovou esta semana o projeto de lei 1547/2012, que torna obrigatória a assistência de enfermeiro em qualquer tipo de unidade móvel, destinada ao atendimento pré-hospitalar e inter-hospitalar na Capital. O projeto é de autoria do vereador Bira (PSB) e deverá seguir para plenário nos próximos dias.

De acordo com o projeto, a assistência de enfermagem em qualquer tipo de unidade móvel (terrestre, aérea ou marítima) destinada ao Atendimento Pré-Hospitalar e Inter-Hopitalar, em situações de risco conhecido ou desconhecido, somente deve ser desenvolvida na presença do enfermeiro. No atendimento pré-hospitalar e inter-hospitalar, os profissionais de enfermagem deverão atender ao disposto na Resolução n° 358/2009, do Conselho Federal de Enfermagem – COFEM.

O vereador Bira destaca que o objetivo do projeto é garantir a norma contida nas Resoluções de n° 375 e 379/2011 do Conselho Federal de Enfermagem – COFEN, que trazem em seu bojo, idêntico conteúdo. “Tratam-se de critérios mínimos para a formação de equipes de profissionais envolvidos nos referidos serviços”, disse o parlamentar.

Vale ressaltar que as Unidades de Suporte Básico, componente do Programa SAMU 192 instituído pela portaria GM 1.864 de 29 de setembro de 2003, são tripuladas por dois profissionais, sendo um motorista e um técnico ou auxiliar de enfermagem, conforme regulamento técnico anexo a portaria GM n° 2.048/2002.

Neste sentido, e também em consonância com a resolução acima citada, o vereador Bira entende que é de bastante louvor o presente projeto, que vem a qualificar os serviços de saúde realizados nos atendimentos pré-hospitalar e inter-hospitalar.


Assessoria

BARBA DE MOLHO: em meio à ‘inabilidade’ política, RC está prestes a enfrentar nova crise política caso jogue pedra em casa de ‘marimbondo


BARBA DE MOLHO: em meio à ‘inabilidade’ política, RC está prestes a enfrentar nova crise política caso joguepedra em casa de ‘marimbondo’

Uma das expressões populares típicas do Nordeste: de que não se atira pedras em casa de marimbondo, deve ser levada a sério pelo governadorRicardo Coutinho (PSB) que ameaçou recentemente a auxiliares próximos retaliar os deputados estaduais do PEN (Partido Ecológico Nacional) que anunciaram independência nas votações na Casa de Epitácio Pessoa e proporcionaram ao Chefe do Executivo derrotas sucessivas nas votações dos vetos do governador esta semana na Assembléia.

A promessa feita pelo governador a auxiliares próximos, de que ‘puxaria’ a orelha dos parlamentares na cobrança de fidelidade, parece que não sensibilizou os parlamentares do PEN que se insurgiram contra a orientação do líder José Aldemir que recomendou defender os interesses do ‘mago’, pela permanência do veto, tese que foi derrotada pela bancada que mostrou insubordinação.

“Votamos de acordo com nossa consciência e achamos por bem derrubarmos o veto”, pontuou um parlamentar do partido que pediu anonimato.

Sentindo falta do ex-secretário de Comunicação e vice-prefeito eleito de João Pessoa, o jornalista Nonato Bandeira, Ricardo não dispõe no staff governista de um auxiliar capaz de oferecer um poder de interlocução com os parlamentares nas votações, falta de articulação evidenciada pela falta de autonomia do líder Hervázio Bezerra (PSDB).

Dono de aproximadamente um terço dos parlamentares da Casa, o PEN que hoje conta com nove parlamentares, mandou um recado ao governador que precisa deixar de apenas profetizar um melhor relacionamento com a classe política e cair em campo, procurando saber as insatisfações na base, que se estende a alguns auxiliares que ameaçam entregar as funções.

A casa de Marimbondo ganhou musculatura, restando ao governador saber conviver com ela, ou caso atire pedras, sofrer com picadas nada agradáveis, causando ao socialista uma dor que não pode significar a morte, porém um estrago com conseqüências políticas bastante desagradáveis.

O PEN de Ricardo Marcelo está aí e mostrou para que veio e cabe ao 'mago' mudar radicalmente a sua forma 'dura' de fazer política, sob pena de amargar novas derrotas na Casa de Epitácio Pessoa.

Henrique Lima

PB Agora

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Racismo é Burrice, somos iquais


Fallabella faz tattoo para espantar diabo

Fallabella faz tattoo para espantar diabo
Fallabella faz tattoo para espantar diabo

Durante o aniversário da amiga Claudia Jimenez, o ator Miguel Falabella, 56, mostrou sua nova tatuagem no braço e explicou, de acordo com o site "Ego", que se trata de uma proteção contra o diabo.

"Onde tem dois 'Migueis', o diabo não entra", brincou. O ator tatuou a imagem de um São Miguel Arcanjo, feita na altura do ombro no braço direito.

O roteirista - um dos mais bem pagos da Rede Globo - também falou rapidamente sobre o seu novo trabalho, o seriado cômico "Pé na Cova", que tem estreia prevista para janeiro do ano que vem.

"Está sendo ótimo, foi a coisa mais louca que eu já fiz em toda a minha carreira. Acho que esse vai ser o meu trabalho antes de me aposentar", analisou. Até o momento, a última produção a levar a assinatura de Miguel foi a novela "Aquele Beijo", de 2011.


Obras do Ministério das Cidades são destaque no 5º Balanço do PAC

Obras do Ministério das Cidades são destaque no 5º Balanço do PAC
As obras de saneamento, Minha Casa Minha Vida, prevenção em áreas de risco, drenagem, contenção de encostas, pavimentação e mobilidade urbana do Ministério das Cidades (MCidades) foram destaques de execução e conclusão durante o anúncio do 5º Balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na tarde desta segunda-feira (19/11).  

O balanço corresponde à execução, conclusão e recursos investidos até setembro de 2012. As obras de saneamento, prevenção em áreas de risco, drenagem, contenção de encostas, pavimentação e mobilidade urbana fazem parte do eixo Cidade Melhor que já concluiu 497 empreendimentos de saneamento e drenagem e a linha Oeste do Metrô de Fortaleza (CE).  

O Mcidades, no âmbito do PAC, já contratou R$ 25 bilhões em saneamento para executar 3.652 obras selecionadas de 2007 a 2009. Estas ações irão beneficiar quase oito milhões de famílias de 2.009 municípios de 27 estados. Nos empreendimentos em andamento, a execução média é de 63%.  

As obras de saneamento são exemplo quando o assunto é avanço nas execuções. A Ministra do Planejamento, orçamento e Gestão, Miriam Belchior, citou em sua apresentação a obra de Despoluição dos Vales dos Rios dos Sinos, Guaíba e Gravataí no Rio Grande do Sul com 80% de execução global e que beneficiará sete municípios do Estado.  

domingo, 18 de novembro de 2012

Joaquim assume STF na próxima 5ª

Joaquim assume STF na próxima 5ª
 Perto de completar dez anos no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa assume a presidência da Corte na próxima quinta-feira. Em cerimônia para cerca de dois mil convidados, Barbosa passará a ser o chefe do Judiciário nacional pelos próximos dois anos.

Já estão confirmadas as presenças da presidente da República, Dilma Rousseff, e dos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dosDeputados, Marco Maia. Entre centenas de autoridades, a lista de Barbosa também inclui convidados que não pertencem ao ambiente de poder de Brasília, como os atores Lázaro Ramos e Taís Araújo.

A cerimônia começará uma hora mais cedo que o usual - 15h - e terá o mesmo esquema de segurança que vem sendo usado nas sessões de julgamento da Ação Penal 470. Após a execução do hino nacional, Barbosa deixa o posto de presidente em exercício, assumido a partir de amanhã, segunda-feira, 19, para ser empossado pelo decano da Corte, ministro Celso de Mello.

Já na função de presidente, Barbosa empossará Ricardo Lewandowski como vice. Ambos vêm trocando farpas durante o julgamento da Ação Penal 470 como relator e revisor, mas garantem que as divergências estão restritas ao processo e não chegam ao nível pessoal ou institucional.

Na etapa dos pronunciamentos oficiais, Barbosa surpreendeu ao escolher o ministro Luiz Fux para falar em nome da Corte. Os últimos quatro presidentes do STF - Ellen Gracie, Gilmar Mendes, Cezar Peluso e Carlos Ayres Britto - foram saudados pelo ministro Celso de Mello, mais antigo integrante do Tribunal desde a aposentadoria de Sepúlveda Pertence em 2007. Também foi Mello quem falou na despedida de Carlos Ayres Britto, na última quarta-feira.

Ainda estão previstos os pronunciamentos do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante. Barbosa será o último a falar. O gabinete não divulgue o conteúdo do pronunciamento, mas garante que o ministro será breve.

O futuro presidente também inovou ao restringir a tradicional fase de cumprimentos no Salão Branco do STF apenas para os ministros do STF e seus familiares, algumas autoridades e familiares. Em geral, essa etapa é a mais longa da programação, com horas de duração e exaustão dos empossados, que permanecem de pé em uma área reservada do salão aguardando a saudação de todos os visitantes em fila.

O cerimonial do STF prevê que os cumprimentos gerais ocorram apenas durante festa que será oferecida no início da noite pelas três entidades de classe nacionais de juízes - Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

As entidades não divulgam o valor gasto com o evento, mas informam que a festa ocorrerá em um clube luxuoso de Brasília, com coquetel e som ambiente para recepção dos convidados.


Agência Brasil

Prefeito diz que convocará a população para impedir retirada de água de açude para carros-pipas


O abestecimento de Taperoá é feito pelo açude Manoel Marcionilo, que está com apenas um quarto de sua capacidade, colocando em risco de racionamento de água a população local.

A longa estiagem e a baixa nos reservatório de água da Paraíba estão provocando situações bizarras. Em Taperoá, o prefeito Deoclécio Moura Filho (sem partido) afirmou que não aceita mais que carros-pipas, comandados pelo Exército Brasileiro, retirem água do reservatório da cidade para abastecer outros municípios. O prefeito diz ainda que se a situação persistir, ele vai convocar a população para atear fogo nos pneus dos carros-pipas para impedir que deixem Taperoá levando a água. 
O abestecimento de Taperoá é feito pelo açude Manoel Marcionilo, que está com apenas um quarto de sua capacidade, colocando em risco de racionamento de água a população local. "Por isso não posso permitir que retirem nossa água para levar para outras cidades", justificou o prefeito. 
O gestor explica que encaminhou oficio ao Exército,  responsável pela operação de distribuição de água por meio de carros-pipas, apresentando a situação do reservatório de Taperoá e dos riscos que a popualção local corre se o açude Manoel Marcionilo continuar sendo usado para abastecer outras cidades. "É  inadmissível que os taperoaenses enfrentem racionamento, enquanto a água do açude da cidade é levada para outros municípios distantes", reforça.
O prefeito sugere que ao invés de tirar água de Taperoá, o Exército use os reservatórios das cidades de Patos, Soledade, Barra ou de outra região que disponha de um volume maior de água. Entretanto, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a maior parte dos 122 açudes monitorados na Paraíba já não tem mais uma gota d’água.
Apesar da ameça de convocar a população para defender a água da cidade à força, o prefeito diz que quer mesmo é mostrar que não a água que tem é suficiente apenas para a própria população de Taperoá e por isso quer impedir a retirada da água de maneira legal. Neste sentido, ele disse que na semana que vem vai acionar o Ministério Público. 
Enquanto isso... 
O deputado estadual Guilherme Almeida (PSC) está apelando aos colegas paraibanos que compõem a bancada da Paraíba no Congresso Nacional para façam pressão junto ao Governo Federal com relação à seca no Estado. A solicitação feita por meio de requerimnto lembra que a seca prolongada já afeta 2,3 milhões de paraibanos, sendo considerada a mais severa dos últimos 30 anos.
Guilherme Almeida destacou a necessidade da união dos representantes em Brasília, uma vez que 70% da população já sofrem com as consequências da seca. O que o parlamentar quer é que o Governo Federal repasse mais recursos para ações emergenciais  inclua a Paraíba num planejamento anual para evitar que a situação provocada pela estiagem ganhe as dimensões que ganharam neste ano. 

Goleiro Bruno e mais quatro vão a júri popular sobre caso Eliza

Goleiro Bruno e mais quatro vão a júri popular sobre caso Eliza
 O ex-goleiro Bruno Fernandes e mais quatro envolvidos no desaparecimento de Eliza Samudio, ex-modelo e amante de Bruno que está desaparecida desde junho de 2010, enfrentam júri popular nesta segunda-feira (19). O processo, composto por 38 volumes e mais de 9.400 páginas, é considerado um desafio ao Ministério Público (MP), que acusa os réus pelo sequestro e assassinato de Eliza. No entanto, seu corpo nunca foi localizado.

O  julgamento que está marcado para começar às 9 horas de segunda-feira (19), no Fórum Criminal de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. O internauta poderá acompanhar em tempo real o júri popular.

Além do goleiro, responde por sequestro e cárcere, homicídio e ocultação de cadáver seu amigo de infância e braço-direito Macarrão. O ex-policial Marcos Aparecido, o Bola, é acusado pelo assassinato e por ter escondido o corpo de Eliza. As duas últimas aguardaram o julgamento em liberdade. Dayanne Rodrigues, ex-mulher do goleiro, responde pelo sequestro e cárcere do filho de Eliza. Já Fernanda Gomes, ex-namorada de Bruno, pode ser condenada pelo sequestro e cárcere de Eliza e do seu filho.

Elenílson Vítor Silva, caseiro do sítio em Esmeraldas, e Wemerson Marques, funcionário do jogador, e também são réus no caso. Eles respondem pelo sequestro e cárcere privado do filho de Bruno. Porém, por questões administrativas, o processo precisou ser desmembrado. Segundo o Tribunal de Justiça (TJ) de Minas, eles também serão levados a júri popular, mas a data ainda não foi definida.

Os advogados dos cinco réus se dizem confiantes na absolvição de seus clientes. Para a defesa de Bruno, composta pelos advogados Rui Pimenta e Francisco Simim, por exemplo, a absolvição do ex-goleiro é tão certa como a volta do jogador aos gramados. “Ele vai estar pronto para a Copa e irá representar o Brasil. Sairemos vitoriosos após uma final com a rival Argentina. Bruno vai defender um pênalti cobrado pelo Messi”, disse Pimenta confiante. “Bruno está confiante, sorridente e esperando para ser julgado.”

Mais cauteloso, Zanone Manuel de Oliveira, advogado de Bola, acredita que enfrentará um desafio no júri ao “lutar contra a imagem de um homem frio, cruel e executor” que a imprensa atribuiu ao seu cliente. “Se o júri permanecer ausente de tudo isso, a ausência de provas resultará em absolvição”, disse Oliveira citando a falta de um corpo e provas concretas de Eliza foi assassinada. “Esse caso deveria ser investigado pela Delegacia de Desaparecidos, não pela equipe de Homicídios.”