sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Projeto traz segurança para candidatos a concursos públicos

Projeto traz segurança para candidatos a concursos públicos
O candidato a cargos públicos da administração direta e indireta da União pode ter mais segurança e tranquilidade durante a realização de concursos públicos.

Um projeto de lei do Senado que estabelece normas gerais para a realização dos certames busca impedir as fraudes e obrigar as bancas a agir com transparência durante o prazo do concurso. O PLS 30/2012 aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

De autoria do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), o projeto torna obrigatório que a banca forneça ao interessado, após requerimento escrito, informação ou certidão de ato ou omissão relativa ao concurso.

O candidato também poderá ter acesso ao seu cartão de respostas durante o período de duração do concurso. Além disso, os recursos dos candidatos devem ser respondidos mostrando os fundamentos precisos e objetivos em que a banca se baseou para acolhê-los ou não.

Atualmente, se o candidato entra com recurso contra alguma questão, ele só vai saber se a banca acolheu ou rejeitou seu pleito, sem saber os motivos. E o cartão de respostas dos concorrentes só é liberado após o resultado para a interposição de recursos no caso das questões discursivas.

O projeto traz ainda a garantia de nomeação ao candidato aprovado dentro do número de vagas do certame, seguindo o que já vem sendo entendido pelos tribunais brasileiros.

Por fim, o PLS 30/2012 indica atos de ilicitude grave, como a negativa de prestação de informação ou de fornecimento de certidão pela banca; a elaboração de um edital discriminatório em relação à raça, sexo, idade ou formação; a violação do sigilo das provas, entre outros.

Para esses casos, as sanções aplicadas são a demissão, a cassação de aposentadoria ou disponibilidade, a destituição de cargo em comissão ou da função comissionada do agente responsável.

Além disso, os que fraudarem ou tentarem fraudar um concurso público serão impedidos de assumir cargo público federal por cinco anos.

O projeto, que também traz disposições relativas a prazos, estabelece o período de 90 dias entre o edital e a realização das provas, o tempo mínimo de 20 dias para a inscrição dos candidatos, cinco dias para a apresentação de recursos e no máximo dois dias para a divulgação dos gabaritos.

Na justificativa do projeto, o senador explicou que a carência de uma lei que estabeleça normas gerais para a realização dos concursos por todos os entes da administração pública.

“Os editais dos concursos trazem disposições, não raro, abusivas e desproporcionais, gerando enorme frustração e insegurança jurídica para os candidatos”, afirmou Acir Gurgacz.

O projeto tramita na CCJ em decisão terminativa. Se aprovado, deve seguir direto para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para que seja apreciado pelo plenário.  

Agência Senado

Xuxa voltará a ser loira em breve


Xuxa voltará a ser loira em brevevisual moreno de Xuxa já está com os dias contados. Ostentando os fios pretos desde o dia 22 de agosto, a apresentadora terá de voltar a ser loira no fim de outubro, quando grava o novo DVD do projeto "Só Para Baixinhos". "Terei que voltar ao loiro para gravar o ‘Xuxa Só Para Baixinhos 12’, já que os baixinhos bem pequenos não me reconhecem morena. Mas quem sabe mais para a frente eu pinto o cabelo de ruivo? Agora que eu tomei gosto pela coisa, tudo é possível!", disse Xuxa nos bastidores da filmagem do comercial de TV da tintura Koleston, da Wella, informou aempresa nesta quinta-feira, 27.

Um clima de descontração marcou o trabalho, realizado num prédio histórico no Rio e no ar na TV deste segunda-feira, 24. Nele, Xuxa fala sobre a transformação sob um ângulo pessoal. A apresentadora comenta sobre a inspiração e a motivação em mudar, percorrendo a admiração que sempre carregou por morenas, como a rainha Cleópatra. Outro ponto forte do anúncio é a importância de sua mãe, Dona Alda, na decisão de mudar a cor dos cabelos. A ex-loira, inclusive, mostra a tatuagem com o nome da matriarca, feita poucos dias antes da mudança.


EGO

Record quer Luciana no lugar de Ana

Record quer Luciana no lugar de Ana
Luciana Gimenez foi convidada para uma conversa com dirigentes da Record na semana que vem. 

A apresentadora do "Superpop" (RedeTV!) receberá uma proposta oficial da concorrente, envolvendo o comando do "Tudo É Possível", aos domingos.

A atração de Ana Hickmann tem dado sinais de desgaste e a loira está exposta demais no canal, com a estreia do diário "Programa da Tarde".

Luciana já tinha sido sondada meses atrás para o próprio "Programa da Tarde", que teria três apresentadores.

Ela é casada com Marcelo Carvalho, um dos sócios da RedeTV!, e tem contrato com a emissora até 2015.

Procurada, a assessoria de Luciana não quis comentar o assunto. A Record também não se pronunciou. 


F5

REPERCUSSÃO: demissão de Secretário da PMJP vira destaque nacional


REPERCUSSÃO: demissão de Secretário da PMJP vira destaque nacional REPERCUSSÃO: demissão de Secretário da PMJP envolvido em escândalo vira destaque nacional 

Não foi só a imprensa paraibana que ficou atenta as postagens do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (sem partido) na noite de ontem, e que geraram e ainda geram polêmica nos bastidores da política estadual. A mídia nacional também repercutiu hoje as famosas tuitaddas do prefeito, que teria demitido o auxiliar ontem via twitter e logo depois afirmado que tudo não se tratava de uma ‘invasão de hacker’.

O jornalista Cláudio Humberto, que assina coluna em vários jornais do Brasil, deu destaque ao episódio.

A primeira mensagem postada no Twitter do prefeito é emblemática: “Meu filho entregue mesmo o cargo antes que descubram o restante. Nonato acha que se as ações aparecerem será pior para todo mundo.”

O arremate apareceu na segunda twittada: “Fique em silêncio que saberemos lhe recompensar.”

O prefeito Luciano Agra disse, contundo, que a mensagens não foram postadas por ele e que sua conta no Twitter havia sido invadida.

Prefeito demite secretário por twitter

O prefeito Luciano Agra (sem partido) demitiu nesta quinta-feira (26) o Secretário de Transparência da Prefeitura de João Pessoa, Alexandre Urquiza, pelo twitter. 

A mensagem, que deveria ser privada, mas foi postada de forma pública, pede para que Urquiza deixe o cargo antes que seus sucessivos escândalos na mídia local aumentem. “Meu filho entregue mesmo o cargo antes que descubram o restante, Nonato acha que se as ações aparecerem será pior para todo mundo”, disse o prefeito via twitter. 

“Fique em silêncio que saberemos lhe recompensar”, completou. Depois de alguns segundos, as mensagens foram deletadas e o prefeito desmentiu a demissão: “Comunico aos meus seguidores que invadiram minha conta. Não considerem tudo que foi veiculado indevidamente no meu nome no dia de hoje”. 

Urquiza é acusado de inscrever a própria filha no Programa Bolsa Família, além de manter empregado boa parte de seus parentes na gestão municipal.  


Redação

Justiça Eleitoral solicita instalações da UFCG para as eleições

Justiça Eleitoral solicita instalações da UFCG para as eleições
Os blocos BC, BD, BZ e a Unidade de Educação Infantil (UEI) do campus sede da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foram solicitados pela Justiça Eleitoral para realização do primeiro turno das eleições municipais deste ano.

A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) comunicou às unidades acadêmicas, por meio das diretorias dos centros de Ensino, a reserva e a programação para o período de cessão.

As atividades acadêmicas programadas para os espaços solicitados estarão suspensas a partir das 7h da sexta-feira, dia 5 de outubro, para a sinalização e instalação das urnas eletrônicas.

No sábado, 6, e domingo, 7, em todo o campus de Campina Grande, só poderão ser realizadas atividades consideradas essenciais, "que devem ser comunicadas com antecedência à Prefeitura Universitária, para credenciamento junto à segurança", ressaltou o pró-reitor Vicemário Simões.  

PBAgora 

Greve dos Correios termina com aumento de 6,5%


Greve dos Correios termina com aumento de 6,5% Após 16 dias de greve, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) definiu nesta quinta-feira, por unanimidade, em 6,5% o reajuste para os empregados daEmpresa Brasileira dos Correios e Telégrafos (ECT). Os funcionários dos Correios voltam ao trabalho a partir desta sexta-feira, de acordo com o horário de cada funcionário. 

Se o trabalho não for retomado, a multa fixada é de R$ 20 mil por dia.

O índice concedido pelo Tribunal é superior à proposta dos Correios, que pretendia dar 5,2% de aumento para seus 120 mil empregados - o aumento é retroativo a 1º de agosto.

O TST também declarou que a greve dos empregados dos Correios não é abusiva, porque foi comunicada com antecedência pelos empregados à empresa. Também foi determinada a formação de uma comissão com representantes da empresa e dos empregados para debater a adaptação do plano de saúde oferecido atualmente às normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O presidente do TST, João Oreste Dalazen, ressaltou que os empregados dos Correios têm um dos salários mais baixos entre todas as empresas públicas federais. "Há uma falta de atrativos na carreira que não podemos perpetuar".

Segundo os Correios, cerca de 11,8 mil funcionários aderiram à greve até esta quinta-feira, o que representa 9,8% dos 120 mil funcionários da empresa. A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) estima que o percentual de adesão foi entre 40% e 50%. 


Estadão

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Fim de semana registra dois acidentes nas estradas do Cariri paraibano


Em um dos acidentes, uma cegonha tombou e vários carros ficaram destruídos.


Neste domingo (23), dois acidentes foram registrados na BR-412 no Cariri da Paraíba. Em um dos casos, uma carreta cegonha tombou perto do município de Boa Vista (a 170 quilômetros de João Pessoa) quando tentou desviar de um carro que invadiu a contramão. Carros que estavam na cegonha zero quilômetro ficaram destruídos.

A cegonha tombou por volta das 14h e tinha placa de São Bernardo do Campo (SP). Por sorte, o motorista Júnior de Bondinho, natural da cidade de Monteiro (a 319 quilômetros de João Pessoa) e outras duas pessoas que estavam com ele no veículo, Felipe Lima e Heloá da Silva, não ficaram feridos. O motorista do outro veiculo fugiu do local.

Poucos metros de distância onde a cegonha tombou, um motorista não identificado em um carro tipo gol capotou. No carro estavam duas pessoas e apesar da gravidade do acidente e dos estragos no veiculo, ninguém saiu ferido.

Saúde divulga boletim e alerta para casos graves de dengue


Saúde divulga boletim e alerta para casos graves de dengue Saúde divulga boletim e alerta para notificação dos casos graves de dengue em até 24 horas

A Secretaria de Estado da Saúde notificou, de janeiro até o dia 21 deste mês, 10.562 casos de dengue, dos quais 2.176 foram descartados. De acordo com o boletim divulgado nesta segunda-feira (24), sete mortes por dengue foram confirmadas, sendo um em Itabaiana, um em Patos, quatro em João Pessoa e um em Bayeux. Outros quatro óbitos estão sendo investigados – três em João Pessoa e um no Conde – e 13 foram descartados para dengue.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Talita Tavares, alerta que a dengue é uma doença dinâmica que pode evoluir rapidamente de uma forma para outra e apela para notificação dos casos graves em até 24 horas. “Num quadro de dengue clássica, em dois ou três dias podem surgir sangramentos e sinais de alerta sugestivos de maior gravidade. Daí surge à necessidade da notificação dos casos graves em até 24 horas de acordo com a Portaria 104 do MS. A sinalização destas situações deve ocorrer ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), pelo telefone (83) 8828-2522 (plantão 24 horas)”, explicou.

Ela enfatizou que tem sido observado um padrão sazonal de incidência da dengue coincidente com a proximidade do verão, devido à ocorrência esporádica de chuvas e aumento da temperatura nessa estação. “Isso é mais comum nos núcleos urbanos, onde é maior a quantidade de criadouros naturais ou resultantes da ação do ser humano. Entretanto, a doença pode ocorrer em qualquer localidade desde que exista população humana susceptível, presença do vetor e o vírus seja introduzido”, alerta.

Combate e prevenção – Com o objetivo de combater e prevenir a dengue, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, está orientando os municípios a intensificarem as visitas domiciliares e promoverem campanhas de comunicação e mobilização social. A orientação é para que as Secretarias Municipais de Saúde analisem as áreas com baixa cobertura e elevada pendência, utilizando mecanismos que possam diminuir os imóveis pendentes e/ou fechados, articulando com setores, como: Vigilância Sanitária, Secretaria de Obras, Vigilância Ambiental, Secretaria de Educação, dentre outros órgãos.

Talita Tavares ressaltou que o combate focal ao mosquito deve ser intensificado, por meio de mobilização e parceria com a sociedade civil para ações de proteção e limpeza de residências e locais de trabalho e outras medidas de vigilância nos municípios e regiões afetadas, segundo os planos de contingências e termo de compromisso, assinados pelos 35 municípios prioritários.

Também cabe às Secretarias Municipais de Saúde dar continuidade às ações de coleta de materiais comopneus, fazer a limpeza dos terrenos baldios, borracharias, fiscalização em pontos estratégicos (floriculturas, cemitérios, borracharias, entre outras) e fiscalização em imóveis especiais (locais de grande circulação de pessoas como faculdades, hospitais, empresas, indústrias, rodoviárias e mercados públicos).

Secom-PB

Governo da Paraíba inaugura 8ª Unidade de Polícia Solidária em Jaguaribe


Governo da Paraíba inaugura 8ª Unidade de Polícia Solidária em JaguaribeO bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, ganha nesta terça-feira (25) uma Unidade de Polícia Solidária (UPS), que vai proporcionar um reforço contínuo na segurança da área – através do trabalho de 18 policiais. A inauguração da unidade, que acontece a partir das 15h na rua 1º de maio (ao lado do IFPB), também será marcadapela entrega de 42 comendas a civis e militares que vêm contribuindo para o sucesso do trabalho de policiamento solidário.

Para equipar a UPS Jaguaribe, o governo investiu R$ 15 mil, entre  a aquisição de viaturas (são três motos e um carro  dando suporte ao posto) e implantação do sistema de monitoramento do bairro por câmeras. A Unidade também já conta com um telefone (8818-5369) para o serviço de Linha Direta da comunidade com a polícia. Para o comandante do 1º Batalhão de Policia Militar (1ºBPM), tenente coronel Almeida, a expectativa é que a inauguração da UPS os moradores da área sintam-se mais seguros.

“Este ano tivemos cerca de seis homicídios no bairro e nós queremos zerar esse dado, com a colaboração da sociedade. Essa parceria polícia e comunidade é essencial para o êxito da atividade da corporação”, comentou o tenente coronel, ao lembrar que há alguns anos a polícia ficava em um posto fixo e a comunidade do outro lado.

Já com a polícia solidária, atuando 24 horas tanto de forma física quando realizando rondas, há uma aproximação muito benéfica com a sociedade.

Capacitação - Frequentemente, os policiais que atuam nas UPSs participam do curso de Promotor de Polícia Comunitária, oferecido também para líderes comunitários. Estes últimos passam a conhecer a nova filosofia de trabalho da Polícia Militar, com o policial mais perto das pessoas, trabalhando de forma integrada com a comunidade e estimulando a participação social para resolver problemas comuns – antes que se tornem “casos de polícia”.

Em menos de um ano e meio, a Polícia Militar já capacitou 1.055 profissionais da área de segurança e líderes comunitários. Só este ano, já foram 644 e a meta é capacitar 800 policiais até o final do ano.

Comemorações – Em alusão aos 18 meses do início da implantação das Unidades de Polícia Solidária (UPS) em João Pessoa, o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, resolveu homenagear 42 pessoas (sendo 21 civis e 21 militares) com medalhas de serviços distintos e de méritos.

As condecorações acontecem durante o evento de inauguração da UPS Jaguaribe, nesta terça-feira (25). A partir das 15h, tendas de diversas modalidades de policiamento da PM, incluindo o de trânsito, já estarão instaladas no local para interagir e orientar a comunidade.

Por volta das 16h, a Banda de Música da corporação inicia a sua participação no evento. A expectativa é que, às 17h, o governador do Estado, Ricardo Coutinho, e o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, abram oficialmente a solenidade de inauguração da UPS.

Confira os números da Linha Solidária de cada UPS:

UPS do Alto do Mateus: (083) 8679-2590  

UPS de Mandacaru: (083) 8619-2213  

UPS da Bola na Rede: (083) 8716-7927  

UPS do São José: (083) 8628-7040  

UPS da Bela Vista: (083) 8797-2717  

UPS Jardim Planalto: (083) 8835-1228  

UPS Roger: (083) 8714-0119

UPS Jaguaribe: (083) 8818-5369

Secom-PB

Mãe desesperada pede ajuda para encontrar filha desaparecida

Mãe desesperada pede ajuda para encontrar filha desaparecida
A estudante Ana Alice Macedo, 16, residente no Sítio Bodopitá, em Queimadas, está desaparecida desde o último dia 19. Sua mãe, Gineide Macedo informou que sua filha não tinha motivos aparentes para fugir de casa. Ela não sabe explicar o que houve e está desesperada com o sumiço da sua filha.

Gineide explicou que sua filha voltava da escola e que depois que desceu do ônibus, não foi mais vista. “O motorista  do ônibus garantiu que ela desceu na parada, ela só não conseguiu chegar em casa. Não sei o que aconteceu, mas estou desesperada e preciso de ajuda para encontrar a minha filha”, lamentou a mãe de Ana Alice.

Testemunhas também garantiram ter visto Ana Alice descer do ônibus na parada que dá acesso à sua residência, mas no percurso até a sua casa, a garota, sumiu sem deixar pistas. Sua mãe resolveu confeccionar panfletos com a foto de Ana Alice e os distribuiu entre Queimadas e Boqueirão. “Distribuímos fotos dela para tentar encontrar ela porque eu não sei mais o que fazer. Ela não tinha motivos para desaparecer sem avisar, só se for motivos íntimos que a gente não tá sabendo, né”, desabafou Gineide.

Quem tiver alguma informação sobre Ana Alice, favor enviar uma mensagem via redes sociais, Facebook para:

www.facebook.com/portalqueimadas.queimadas


Veja o vídeo abaixo com a reportagem sobre o desaparecimento de Ana Alice:
  




Simone Duarte

PB Agora 

com Youtube

Violão ajuda Pedro a se recuperar

Violão ajuda Pedro a se recuperar
Violão ajuda Pedro a se recuperar

O cantor Pedro Leonardo, 25 anos, está se recuperando do acidente decarro  que sofreu no primeiro semestre deste ano com a ajuda do violão. Segundo conta o jornal "Diário de S. Paulo" desta segunda-feira (24), o filho de Leonardo tem usado o instrumento em sua fisioterapia.

Em casa desde 9 de julho deste ano, quando teve alta depois de quase três meses internado, Pedro passa por um intenso período de exercícios para recuperar o movimento e a coordenação, principalmente do lado esquerdo de seu corpo.

É nesse momento que entra o violão: ao mesmo tempo em que ele consegue ensaiar as músicas de que gosta, o instrumento o ajuda a recuperar o ritmo e a fazer o cérebro processar o movimento com maioragilidade.

Ainda segundo a publicação, o cantor tem recebido diversos convites para retomar a carreira musical nos palcos ao lado do companheiro de dupla, Thiago. Atualmente, Pedro mora em Goiânia, na casa da família.

O astro da música sertaneja sofreu um acidente de carro, em Minas Gerais, em abril deste ano. Na época, ele foi posto em coma induzido após uma hemorragia abdominal. Pedro é pai de Maria Shopia, de um ano e meio.


MENSALÃO: revisor condena Waldemar Costa Neto por lavagem, corrupção e quadrilha


O revisor do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, retomou nesta segunda-feira, 24, a leitura do seu voto e condenou o ex-deputado Valdemar da Costa Neto, do extinto Partido Liberal (PL), por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. O então tesoureiro do PL, Jacinto Lamas, também foi condenado pelos três delitos.

"Não se limitou a receber de forma dissimulada a vantagem  indevida, ele foi além", ao simular negócios jurídicos para dar licitude aos pagamentos, apontou o revisor.

Lewandowski condenou o ex-deputado Carlos Rodrigues por corrupção passiva, absolvendo-o por lavagem de dinheiro. O último réu ligado ao partido, Antônio Lamas, foi absolvido de todas as acusações.

Na primeira parte da sessão, o revisor terminou de analisar os casos dos réus ligados ao Partido Progressista (PP), o que havia começado a fazer na semana passada.

Para Lewandowski, Breno Fischberg , um dos sócios da corretora Bônus Banval, é inocente das acusações de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Já Enivaldo Quadrado, o outro empresário, recebeu voto de condenação por ambos os crimes.

O revisor também absolveu João Cláudio Genu, assessor do ex-deputado José Janene (já falecido) de lavagem de dinheiro, mas o condenou por corrupção passiva e formação de quadrillha.

Na última quinta-feira, ele havia absolvido Pedro Henry das acusações de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, deixando o crime de formação de quadrilha para esta segunda - e por fim absolvendo-o novamente. Pedro Corrêa, por sua vez, foi condenado por formação de quadrilha e por corrupção passiva, mas absolvido por lavagem de dinheiro.

Na próxima sessão, marcada para a quarta-feira, 26, o ministro analisa a conduta do delator do esquema, Roberto Jefferson.

Além de Jefferson, o revisor julga os integrantes do PMDB e do PTB. A expectativa é de que Lewandowski termine de ler seu voto na quarta para que os demais ministros terminem de votar o item 6 da denúncia até a quinta-feira. Depois, o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, começaria a julgar o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro Delúbio Soares e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, apontado como chefe do esquema.  


ESTADÃO

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Repúdio a compra de votos – Seja independente, vote consciente, cidadão que é cidadão, não vende o voto não.


Campanha não venda seu voto
Caro amigo eleitor, se você ama sua cidade e que o melhor para ela, não venda seu voto, pois voto não tem preço, tem consequência. As consequências podem ser desastrosas tanto para quem vende, quanto para quem compra votos, ambos podem ser penalizados, uma vez que essa prática (compra e venda de votos) é crime eleitoral e como todo crime dá cadeia.
Fique esperto, pois o candidato que compra voto é porque quer se eleger a qualquer custo. Logo ver-se que este não tem compromisso com a população, seu compromisso é consigo mesmo. E depois dele eleito, você perde a moral e o valor, e não pode cobrar nada, pois ele já lhe pagou.
Pense bem, seu voto é mais: saúde, educação, infraestrutura, trabalho, esporte cultura e lazer, por isso caro eleito no dia 07 de outubro vote com prazer e esqueça esse negócio de o seu voto vender.
Lembre-se, voto não é mercadoria. Seu voto consciente é sua dignidade, é sua honestidade.
SEJA DIGNO, SEJA HONESTO NÃO VENDA SEU VOTO!

Tesouro da Paraíba preserva equilíbrio com arrecadação de R$ 4,2 bilhões até agosto


Tesouro da Paraíba preserva equilíbrio com arrecadação de R$ 4,2 bilhões até agosto
O Tesouro Estadual da Paraíba arrecadou R$ 4,2 bilhões de janeiro a agosto de 2012, um crescimento de 11,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Com o total de R$ 3,9 bilhões em despesas, o Tesouro acumulou novo superávit de R$ 185 milhões. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (15) pela Controladoria Geral do Estado (CGE) no Diário Oficial do Estado.

Para se ter uma ideia da escalada superavitária do Tesouro paraibano, até julho passado, o saldo entre Despesa e Receita era de R$ 150 milhões - uma ampliação de R$ 35 milhões apenas em agosto. De acordo com o secretário-chefe da CGE, Luzemar Martins (foto), o fluxo positivo dos oito meses do ano atende às metas pactuadas com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

A conquista do equilíbrio fiscal e financeiro, iniciado a partir de 2011 pelo Governo do Estado recuperou a credibilidade da Paraíba no mercado de crédito público e privado. Prova disso, foi a ampliação do espaço fiscal do estado em R$ 929 milhões no último mês de agosto. O novo teto para investimentos em ações e serviços de infraestrutura, saneamento, habitação e mobilidade urbana da Paraíba, foi assinado com o ministro Guido Mantega, em Brasília.

O quadro de estabilidade duplicou a previsão de investimentos do Governo da Paraíba para os próximos anos. A média atual supera R$ 1 bilhão de investimentos por ano, totalizando R$ 4 bilhões até 2014. Um desempenho recorde comparado à média de R$ 450 milhões dos anos anteriores.

Mesmo com aumento na arrecadação, o Relatório do Tesouro Estadual não aponta folga nas contas paraibanas, já que a receita arrecadada ficou R$ 330 milhões abaixo da prevista no orçamento do Estado para o período. O Tesouro Estadual é a principal fonte de recursos financeiros do Governo e representa o caixa da gestão, composto pela arrecadação de receita de impostos do contribuinte, empréstimos, convênios e outras fontes de renda.


Fonte: PBHOJE com Secom-PB

RS: Gusttavo Lima desaba em 1º show após morte da irmã


RS: Gusttavo Lima desaba em 1º show após morte da irmãGusttavo Lima fez sua primeira apresentação após a perda de sua irmã, Luciana, na madrugada desta quinta, em Porto Alegre, e logo ao final da primeira música, desabou no palco e, em prantos, teve que parar o show. Ele só continuou após o apoio dos 11 mil presentes - que gritavam seu nome - e dos músicos de sua banda. A cena se repetiu algumas vezes durante a apresentação, para a qual ele admitiu não ter condições.

"Vocês não sabem como é importante estar cantando aqui hoje para vocês. Deixei minha família toda para trás só para poder estar aqui, mesmo sabendo que eu não tinha condições. Vai ser um momento que eu nunca vou esquecer na minha vida... vamos fazer esse show como se fosse o último da minha vida, para minha irmã, como se ela estivesse nos vendo aqui", disse Gusttavo, logo após ser amparado por toda a banda e pelo cantor Thiaguinho, que havia se apresentado antes dele.

Até a apresentação da noite de hoje, a única declaração que ele havia feito foi através do Twitter, por meio do qual em uma mensagem dirigida a sobrinha disse: "sua mamãe foi morar com Deus. Enquanto eu tiver vida serei seu pai, seu tio, e te darei todo amor e carinho do mundo", postou o cantor, com a hashtag "destruído".

Ao cantar a música Sete Mares, Gusttavo chorou mais uma vez e teve que sair momentaneamente do palco durante a canção. O abalo emocional do cantor era evidente, uma vez quase todas as músicas falavam sobre perda, talvez um reflexo do estado de espírito do artista na madrugada desta quinta.

Em determinado ponto do show, ele chegou a colocar óculos escuros para esconder as lágrimas, e durante toda a apresentação foi acompanhado de perto por sua banda, que o dava forças para continuar.

Mas o clima triste ficou de lado a partir do meio da apresentação, que tomou o clima de festa com canções mais animadas como Balada (Tchê Tchererê Tchê Tchê), que o levou ao estrelato.

Apesar do luto, na terça-feira Gusttavo foi ao hotel onde estava hospeda a Seleção Brasileira, em Goiânia, para conversar com alguns jogadores, na véspera do jogo contra a Argentina. O atacante Neymar chegou a postar uma foto com o cantor após o encontro.

Luciana tinha 26 anos e morreu em sua casa em Goiânia, de causas ainda desconhecidas, ela estaria dormindo. Ela deixa órfã a filha de 2 anos, da qual Gusttavo é padrinho. O velório aconteceu na manhã de segunda-feira, na cidade mineira de Patos de Minas.

A assessoria do cantor divulgou que ele cumpriria normalmente a agenda de shows, cuja primeira apresentação após o ocorrido, era o show de Porto Alegre, na madrugada desta quinta-feira.


Terra 

DESABAFO: “Se alguém provar que eu usei algemas eu retiro minha candidatura!”


DESABAFO: “Se alguém provar que eu usei algemas eu retiro minha candidatura!”DESABAFO: Cícero responde com indignação calúnias de adversário e lança desafio; “Se alguém provar que eu usei algemas eu retiro minha candidatura!”    

Mostrando bastante revolta e inconformismo com as calunias lançadas pelos adversários na campanha eleitoral em João Pessoa, o senador-candidato Cícero Lucena (PSDB) lançou um desafio aos seus opositores que: retira a sua candidatura, caso alguém prove com imagens verídicas que em algum instante fez uso de algemas durante a Operação Confraria.    

O desafio foi feito durante questionamento feito por uma telespectadora durante entrevista a uma TV local. Ela fez uma afirmação em tom provocativo dizendo que o viu na TV sendo algemado,agressão que foi prontamente rebatida pelo senador tucano.    

“Filha, eu assumo o seguinte compromisso: se você me mostrar eu sendo algemado eu retiro minha candidatura! Eu retiro a minha candidatura se você mostrar uma imagem verdadeira que eu fui algemado!”, alertou, acrescentando que seus adversários usam de atitudes baixas na disputa eleitoral: “Eles repetem a mentira como eu estou dizendo! Repasse a quem lhe passou essa informação para que não repita esta mentira! Tenha dignidade, pense no ser humano e respeite os direitos humanos!”, rebateu.    

Segundo Cícero as acusações contra ele são levianas e revelou torcer para que as mentiras cheguem ao fim.    

“Isso não interessa a João Pessoa ,o que interessa é procurar soluções para os seus problemas e se não tem capacidade de disputar comigo em idéias, em experiência, em comportamento, em vida, em fé!Não fiquem repetindo isso, nem botando as pessoas para falar isso! Isso é desumano e injusto, botar as pessoas para falar isso, querendo denegrir a minha imagem, vamos debater nas idéias!”, desabafou.    

Cícero Lucena falou de suas propostas para a mobilidade urbana, infra-estrutura,saúde  mercados públicos, meio-ambiente e apresentou soluções para os problemas de João Pessoa.    

“Vamos cuidar da cidade e iremos melhorar também o transporte publico, pois hoje é mais fácil se pegar um ônibus para Cajazeiras do que pegar um transporte para o Valentina!”, encerrou.      

Henrique Lima 

PB Agora

“Destino Paraíba” é divulgado em feira náutica na França


“Destino Paraíba” é divulgado em feira náutica na França As belezas do litoral paraibano serão apresentadas em um dos salões náuticos mais importantes do mundo, que tem início nesta quarta-feira (19), na cidade de La Rochelle, na França. A cidade vai sediar até o dia 24 o “Grand Pavois de La Rochelle”, onde a Embratur vai ocupar um estande de 700 m². A feira internacional vai receber um total de 700 expositores de 30 países.

A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, explica que a Paraíba vai estar presente com material institucional (folders, CDs e revistas) levados por dois empresários franceses que vivem em Cabedelo. Ruth informa que a revista da PBTur é trilíngue e a assessoria de imprensa produziu um release específico sobre Cabedelo, que foi traduzido para o francês.

“Produzimos um texto destacando as potencialidades náuticas de Cabedelo, conforme sugestão dos velejadores Philippe Fessard e Francis Vergnaud. Há 12 anos, eles optaram em viver na cidade portuária paraibana e sabem das qualidades oferecidas aos velejadores que buscam segurança e tranquilidade quando realizam viagens”, informou.

Ruth Avelino explica que os dois empresários franceses se colocaram à disposição da PBTur para levar o material de divulgação para ser apresentado aos visitantes da feira. “Eles são velejadores e são franceses. Irão falar diretamente com outros velejadores sobre um assunto que é comum a todos eles e acredito que isso vai nos ajudar a divulgar o ‘Destino Paraíba’ para esse público”, garantiu.


Secom-PB

PL quer garantir auxílio aos agricultores atingidos pela seca


PL quer garantir auxílio aos agricultores atingidos pela secaWilson Filho é relator do PL que garante auxílio aos agricultores atingidos pela seca 

O parlamentar Wilson Filho (PMDB/PB) é Presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (CAINDR) e nesta quarta feira (19) irá participar de reunião, no Plenário 14, na Câmara dos Deputados.

A pauta a ser debatida no encontro é o projeto de Lei 1.220/11 que altera a Lei 12.340/10 e dispõe sobre o trabalho a ser realizado pelo Sistema Nacional de Defesa Civil – SINDEC. Esse é composto por órgãos e entidades da União, responsáveis pelas ações de defesa civil.

O Ministério da Integração Nacional regulariza a participação de entidades e órgãos dos Estados, Distrito Federal e Municípios que necessitam aderir ao sistema SINDEC.

O deputado Wilson Filho é relator do PL 1.220/11 que assegura a alteração na Lei 12.340/2010.

Se aprovada, esta proposição normatiza que o Fundo Especial para Calamidades Públicas (FUNCAP) terá a finalidade de custear ações de reconstrução em áreas atingidas por desastres e que estejam em estado de calamidade pública.

De acordo com o relator Wilson Filho, “a pauta a ser analisada na reunião é importante, pois estabelecem ações e investimentos em prol dos agricultores familiares que foram atingidos por desastres naturais, como a seca pela qual passa a Paraíba e todo o nordeste”.

“Representando os paraibanos nesta Casa Legislativa, apresentei requerimento 181/2012 que resultou em Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa, para tratar da maior seca dos últimos 50 anos”.

Na ocasião, foram apresentadas propostas que vêm ao encontro do PL 1.220/11 e promovem ações emcombate aos efeitos da seca no Nordeste.

Wilson Filho finalizou, “temos trabalhado muito para diminuir o sofrimento da população, de forma paralela ao trabalho legislativo, temos distribuído tratores para os municípios, por meio de emendas individuais. Outra conquista foi à queda no preço do milho vendido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e também aceleramos o pagamento aos agricultores beneficiados pelo Programa Garantia Safra”.


Ascom

Militantes de Juazeirinho se enfrentam em praça pública


Militantes de Juazeirinho se enfrentam em praça pública Militantes e aliados de candidaturas a prefeito de Juazeirinho se enfrentam em praça pública e tumulto só para com intervenção da polícia

Mais uma confusão entre militantes de partidos adversários ocorre na Paraíba. Desta vez, foi no Seridó Ocidental, em Juazeirinho. As duas forças políticas da cidade são as famílias Matias que representa o PRB e Marinheiro que encabeça o PTB.

Os militantes das duas agremiações resolveram fazer adesivagem, no final da tarde dessa terça-feira (18), na rua José Ferreira Ramos. Em dado momento, as “tribos” dos candidatos Bevilacqua Matias (PRB) e Fred Marinheiro resolveram se digladiarem.

Segundo informações preliminares dos populares presentes a discussão, houve muita ameaça e por pouco os militantes não foram às tapas em praça pública. Os ânimos estavam pra lá de acirrados e foi preciso a intervenção da força policial para conter o tumulto.

Um dos militantes, conhecido por “leto” afirmou que tentou passar com seu veículo num dos pontos onde estavam os simpatizantes do ex-prefeito de Juazeirinho, Fred Marinheiro, mas teria sido impedido de prosseguir viagem.

Ainda houve quebra-quebra de carros e, conforme informações de testemunhas, o embate se deu porque o ex-prefeito de Juazeirinho e candidato a reeleição, teve suas contas reprovadas pela Câmara Municipal e pelo Tribunal de Contas do Estado.

Provavelmente, o candidato Fred Marinheiro não poderá concorrer as eleições deste ano, o que estaria deixando seus militantes e aliados nervosos, segundo informações de leto.


Fotos em instantes


Simone Duarte

PB Agora 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Funcionários dos Correios decidem nesta quarta se entram em greve


Mesmo que decidam pela greve, a empresa possui plano de contingência para garantir a prestação de serviços à população

Agência dos Correios
Agência dos Correios
Funcionários dos Correios decidem nesta quarta-feira (19) se paralisam ou não suas atividades em todo o Brasil. A partir das 10h30 funcionários da empresa participam de audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, acreditando em um acordo coletivo com as entidades sindicais.
Mesmo que decidam pela greve, a empresa possui plano de contingência para garantir a prestação de serviços à população. Entre as medidas que a empresa poderá vir a adotar estão: realocação de empregados das áreas administrativas, contratação de trabalhadores temporários, realização de horas extras e mutirões para triagem e entrega de cartas e encomendas nos finais de semana.
A proposta da empresa reajusta em 5,2% os salários e os benefícios dos seus 120 mil empregados. Os Correios ainda oferecem aos trabalhadores vale transporte, assistência médica, hospitalar e odontológica para empregados e seus dependentes (inclusive na aposentadoria) e adicionais de atividade. Nos últimos nove anos os trabalhadores da ECT tiveram até 138% de reajuste salarial, sendo 35% de aumento real.

Pelas informações publicadas pelos sindicatos, hoje serão realizadas assembleias de trabalhadores em 16 Estados e no Distrito Federal, para deliberar sobre paralisação — Minas Gerais e Pará estão com 2% do efetivo paralisado desde o dia 11. Nos demais estados as assembleias vão do dia 19 ao dia 25 de setembro.

Demais esclarecimentos

- Somente os itens econômicos da pauta de reivindicação dos sindicatos, se atendidos, gerariam acréscimo de até R$ 25 bilhões na folha de pagamento da ECT, que tem previsão de receita de R$ 15 bilhões para 2012.

- A empresa trabalha para aperfeiçoar o plano de saúde, de modo a diminuir a burocracia, agilizar a marcação de consultas e de exames, cumprir exigências legais sem afetar a qualidade dos serviços prestados à família ecetista. Qualquer eventual mudança será comunicada de forma transparente e responsável em respeito ao trabalhador e a sua família.

- Além disso, a empresa vem investindo na melhoria das condições de trabalho: nos últimos 21 meses já contratou 10 mil novos empregados e está contratando mais 3.302 novos empregados, de um total de 9.904 a serem admitidos até abril de 2013; investiu R$ 250 milhões na compra de 14 mil veículos e equipamentos e na construção, reforma e ampliação de 700 unidades operacionais, administrativas e de atendimento.

Juiz proíbe o uso da imagem de Lula no guia de Daniella em CG

Juiz proíbe o uso da imagem de Lula no guia de Daniella em CG
A candidata Daniela Ribeiro da coligação “Pra Campina seguir em Paz” está proibida de exibir em seu guia eleitoral, imagens e a voz  do ex-presidente Luiz Inácio da Silva sob pena de ter o programa suspenso por uma semana caso descumpra a ordem judicial.

É que o juiz eleitoral da 17ª zona eleitoral de Campina Grande, Ruy Jander atendendo representação do diretório do Partido dos Trabalhadores (18) de Campina Grande que tem candidatura própria a prefeito na cidade através do petista Alexandre Almeida, concedeu liminar mandando retirar a voz e a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do guia eleitoral da candidata do PP. No despacho, Ruy Jander  argumenta que o  presidente de honra do PT, não poderia aparecer no guia de Daniela, vista que o Partido dos Trabalhadores tem candidato próprio a Prefeitura Municipal de Campina Grande.

Ruy Jander, que é o responsável pela mídia eleitoral nas eleições municipais 2012 na cidade, concedeu à liminar, proibindo a veiculação dos áudios e imagens, no guia da progressista. A decisão vale também para a veiculação nos carros de som. Ele se baseou no art. 54 da lei N° 9.504/97, que estabelece quem não pode participar de um guia eleitoral no rádio e televisão

Art. 54. Dos programas de rádio e televisão destinados à propaganda eleitoral gratuita de cada partido ou coligação poderá participar, em apoio aos candidatos desta ou daquele, qualquer cidadão não filiado a outra agremiação partidária ou a partido integrante de outra coligação, sendo vedada a participação de qualquer pessoa mediante remuneração.

Ao tomar conhecimento da decisão, o candidato Alexandre Almeida disse que a Liminar faz cumprir o que determina a legislação eleitoral. Ele observou que foi escolhido candidato pela vontade do partido, visto que mais de quatro mil filiados lhe elegeram presidente da legenda na cidade. Ele reafirmou que o Partido dos Trabalhadores está unido, tendo inclusive recebido manifestações de importantes lideranças nacionais, e marchará firme rumo a vitória.


Severino Lopes 

PB Agora

VIOLÊNCIA: mulher é assassinada dentro de carro roubado no centro de João Pessoa; homem ficou ferido


VIOLÊNCIA: mulher é assassinada dentro de carro roubado no centro de João Pessoa; homem ficou feridoUma ação criminosa na noite desta terça-feira (18) terminou com umamulher morta e um homem ferido gravemente, na Avenida Visconde de Pelotas no Centro da capital.  

De acordo com informações da Polícia, um veículo Fiat Uno branco de placa MMU 3279, pertencente a um pastor, havia sido roubado por um casal no centro da Capital. O casal tentou fugir, dirigindo na contramão, quando foi surpreendido com os tiros disparados por dois homens em uma motocicleta. A Polícia investiga se os autores dos disparos eram seguranças particulares.  

veículo pertencial a um casal de evangélicos que participava de um culto num templo da Visconde de Pelotas.  

Durante a fuga, o casal de criminosos começou uma discussão, e o homem terminou matando a mulher a tiros.  

Ele foi perseguido por uma viatura da Força Tática do 1º BPM sob o comando do Cabo Henrique. A mulher ficou pendurada na porta do carro e foi arrastada por cerca de 300 metros.  

O homem identificado como sendo Roberto Barbosa Gomes, dirigiu na contra mão, bateu com o veiculo em um poste em frente à Praça do Ponto de Cem Réis, abandonou o carro com a parceira morta e fugiu a pé.  

Ele foi preso em uma pousada na “Cracolândia”, como estava ferido foi socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena em estado grave.  

Roberto é o principal suspeito pela morte da parceira e pelo roubo do veículo. Durante a péricia realizada pelo Dr. Ademar Roberto, foi encontrada um cachimbo e um esqueiro no bolso da vitima, o que leva a polícia acreditar que ela seja usuária de drogas.  

PB Agora com informações e fotos de Aguinaldo Mota

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Bandido finge ser deficiente físico e grupo assalta agência bancária em João Pessoa


De acordo, com o coronel Paulo Almeida do 1º Batalhão da Polícia Militar de João Pessoa, os homens levaram dinheiro e um revólver do agente que fazia segurança do banco

Foto Ilustrativa
Quatro homens assaltaram na manhã desta segunda-feira (17) uma agência do Banco Itaú, que fica localizada no Parque Solon de Lucena, no centro de João Pessoa. Um dos bandidos fingiu ser deficiente físico para realizar o assalto.Ele entrou na agência acompanhado de mais dois acusados. Eles renderam os dois vigilantes dentro da agência.
Um quarto acusado ficou do lado de fora da agência, dando cobertura à ação. O grupo não usou máscaras no assalto. A PM já requisitou a gravação das câmeras do circuito interno de segurança da agência bancária, uma das mais movimentadas do centro da capital paraibana.
Os assaltantes chegaram em duas motos e armados com pistolas calibre 340. De acordo com o coronel Paulo Almeida, do 1º Batalhão da Polícia Militar, os homens levaram dinheiro e um revólver do agente que fazia segurança do banco. O coronel afirmou que, ainda hoje, os técnicos da agência farão uma auditoria para saber qual o valor roubado.
Ainda segundo o coronel, a ação dos bandidos foi facilitada devido a agência bancária não ter porta giratória. "Se tivesse com certeza a ação teria sido dificultada, pois algum dos assaltantes teria sido barrado. Posso classificar a ação como uma ousadia dos bandidos”, disse o coronel Paulo Almeida.
A Polícia Militar faz diligência no local, mas até o momento nenhum dos homens foi capturado.
Greve
Os bancários de toda Paraíba entram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (18). Por conta disso, as agências estão lotadas e foram abastecidas para não faltar dinheiro nos caixas eletrônicos. 
Os bancários ficaram frustrados por não terem fechado um acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Eles pretendiam ter um aumento salarial de 0,7%.