quarta-feira, 28 de março de 2012

Políticos de Tenório não aceita o que a justiça estabelece

Políticos sem compromisso  estão falando pelos quatro cantos do município que Valdemiro é um Vereador sozinho e que só permanecerá no cargo por quinze dias, pois bem se ele permanecer no cargo quinze dias já é uma vitória, vitoria essa que foi sacramentada na justiça e não por meio de autoritarismo. 


Valdemiro é um homem integro e de boa índole, que sempre respeitou seus princípios e ele não esta sozinho não, Valdemiro tem mais pessoas ao lado dele do que esses sem noção pensam.


Nenhum desses Senhores  tem o direito de esta para lá e para cá falando de Valdemiro, pois tenho convicção que o mesmo é um dos únicos que horam os votos que recebeu e o povão que é soberano vai dá uma resposta arrazoadora nesses que pensam que são os dono do mundo e não são afetado por nada. 



André Morais Diniz

11° mandamento. Nunca subestimarás a inteligencia de teus inimigos. 

terça-feira, 27 de março de 2012

A justiça prevalece.

O Vereador Valdemiro José, único vereador que honra a memoria de Januário Cordeiro e do PMDB, recebeu na tarde dessa segunda feira a liminar que permite que o mesmo continue a frente dos trabalhos da  Câmara municipal de Tenório. Gostaria de parabenizar o advogado Agripino e também a justiça Brasileira por demostrar que lei é lei e tem que ser comprida, e que não é por que um grupo de ex adversários se unem que eles podem impor suas próprias leis.

ENTENDA O CASO

O vereador e Presidente da Câmara  Sanção Fernandes renunciou seu mandato, deixando na posse de sua esposa uma carta renuncia.  

O regimento da Câmara preceitua que quem assumi a vaga é o vice Presidente, pois só haveria uma nova eleição se a mesa fosse destituída por completo, fato que não aconteceu. 

O grupo de situação que a dois meses atrás eram oposição se uniram e através de uma manobra politica ilícita, adentraram o prédio da câmara municipal e elegeram ilegalmente um presidente, o que gerou uma grande polêmica levando ambas as partes a entrarem na justiça para buscarem de fato e na forma da lei fundamentos para administrarem legalmente, fato que só aconteceu hoje, quando a justiça determinou a imediata posse ao visse presidente Valdemiro José. Vejam acima a manobra politica repugnante de um grupo que não sabe o que é a humildade e muito menos o companheirismo.

André Morais Diniz

segunda-feira, 26 de março de 2012

Homenagem a os heróis da policia militar.

Dentre as polícias existentes, gostaria de enfatizar o trabalho da PM. A qualquer hora do dia ou da noite ela está presente em defesa do cidadão, seja para lhe proteger, aconselhar, defender ou até mesmo prender. Nas ruas, nos batalhões dos bairros, nos órgaos públicos, nos acidentes de trânsito sempre um Policial Militar estará próximo da ocorrência. Mas é necessário que se compreenda que servidão, não é a mesma coisa que escravidão. Devemos dá a policia militar o valor que ela tem, valorizar esses guerreiros que sempre estão prontos para defender e estabelecer a ordem. homens e mulheres, mais antes disso pais, filhos, mães, irmãos. Pessoas que arriscam a vida todos os dias para defender a nossa e mesmo assim não é reconhecido o devido valor que tem, pois o governo não oferece um salario justo, as corporações não disponibiliza equipamentos necessários e muitas vezes esses PMs tem que comprar sua arma de trabalho do próprio bolço, pois as armas do quartel não pode ser usada fora de serviço. Sempre vemos na TV os atos de coragem desses heróis, atos esses que poucas vezes são reconhecidos, mais particularmente quero ressaltar a importância desses heróis para nossa sociedade, pessoas que recebem um salario miserável, mais que por amor a farda e a profissão sempre estão de prontidão para nos defender e estabelecer a ordem. Pessoas que se abestem do próprio lazer para garantir o nosso, seja ano novo, seja natal, dia dos pais, dias das mães, esses heróis sempre estão de prontidão para garantir nossa integridade e é por esse motivo que devemos respeita essa corporação tão importante e nos unir para que eles tenham melhores condições de trabalho e estadia.

CORONEL EULLER DE ASSIS CHAVES 
Quero dirigir essa pequena homenagem a todos os policiais que  perdem a vida todos os dias em virtude do trabalho e do dever, COMO TAMBÉM AO SENHOR COMANDANTE GERAL DA PM DA PARAÍBA CORONEL EULLER DE ASSIS CHAVES QUE TEM DESEMPENHADO UM GRANDIOSO TRABALHO A  FRENTE DA POLICIA MILITAR DO ESTADO.

ANDRÉ MORAIS DINIZ- EDITOR DO BLOG

“Cássio Cunha Lima vai apoiar Cícero Lucena para a PMJP, não há dúvidas sobre isso”, diz Ruy Carneiro


O deputado federal, Ruy Carneiro (PSDB) deixou claro que o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) deve apoiar o nome de Cícero Lucena (PSDB) para ser o pré-candidato a prefeito de João Pessoa. Segundo o parlamentar, não há dúvida dessa decisão já que as eleições municipais servem para fortalecer os partidos para 2014 e seria uma estratégia mais sábia eleger os tucanos ao invés de apoiar outras legendas.

"Eleição municipal é o momento dos partidos políticos se fortalecerem, então por mais que exista ligação política que fulano tenha com beltrano, o partido dele tem que estar em primeiro lugar. Eu justifico meu comentário: Quando acabar a eleição eu acredito que o partido terá uma força grande se eleger o prefeito de João pessoa, Campina Grande, Guarabira, entre outros na Paraíba. Em 2014, a legenda vale pelo tamanho que tem, seja para lançar candidatura própria, seja composição, o que for", explica.

O parlamentar também salienta que o importante não é ganhar ou perder, já que isso, para ele é subjetivo, mas ser visto.

"Eu tenho uma tese e nunca mudei, mas sempre respeitei a opinião contrária da maioria. O partido tendo chance ten que disputar a eleição. Ganhar ou perder é subjetivo, às vezes você pode ser candidato e não vencer, mas foi visto, suas propostas expostas. Atualmente estamos na frente das pesquisas, que vai vencer ou perder ninguém sabe, o importante é ser visto", destaca o tucano. 


Vanessa de Melo com rádio Correio 

PB Agora

Filhos do Prefeito de São Bentinho são acusados de terem incendiado a Prefeitura


Depois de oito meses de investigação, a Polícia Civil da paraíba concluiu o inquérito que apurou um incêndio no interior da Prefeitura de São Bentinho, no Sertão do Estado, e remeteu o procedimento à Justiça. No inquérito foram indiciados dois filhos do atual prefeito do município, Francisco Andrade Carreiro, além da secretária de Administração municipal, Francinete Andrade Carreiro Pereira. Os três são acusados de provocar o surgimento do fogo, que atingiu um computador e documentos que estavam sendo guardados na sala da secretaria de Administração.

Kleiton de Almeida Carreiro, Kennyd de Almeida Carreiro e a secretária foram indiciados pelos crimes de dano ao patrimônio e extravio de documentos públicos, previstos nos artigos 163 e 314 do Código Penal, respectivamente. No relatório final do inquérito, enviado à Justiça, a polícia se baseou em laudos da concessionária de energia, que afirmaram não ter havido “nenhuma anormalidade” na rede elétrica exterior do imóvel que fosse capaz de provocar as chamas.

Um levantamento realizado pelo Instituto de Perícia Científica (IPC), após o incêndio, também constatou que nenhuma das portas da sala tinha sido violada e não haveria nenhum sinal de curto-circuito nas instalações da prefeitura municipal.

Nos depoimentos, testemunhas relataram que os três acusados tinham sido vistos na prefeitura, na noite anterior ao fato.

O incêndio, de acordo com a polícia, aconteceu no dia 25 de julho do ano passado, um dia antes do prazo dado pelo Tibunal de Contas do Estado (TCE) para a apresentação de documentos referentes a licitações e contratos realizados pelo poder público municipal.

Para a polícia, as chamas podem ter sido provocadas intencionalmente, com o objetivo de supostamente queimar arquivos que pudessem comprometer os gestores municipais.

“A única sala que pegou fogo foi a que sediava a Secretaria de Administração, exatamente onde eram armazenados os documentos que estavam sendo solicitados pelo Tibunal de Contas do Estado da Paraíba. Os laudos periciais não apontaram nenhuma anormalidade como forma de justificar o incêndio, razão pela qual não restam dúvidas de que o incêndio fora criminoso e teve como escopo burlar a prestação de contas da prefeitura de São Bentinho perante o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba”, relatou o delegado Glauber Antônio Fontes, responsável pelo inquérito. O relatório possui 12 páginas.

Reajuste dado ao servidor pode ser anulado, confirma governador Ricardo Coutinho

Reajuste dado ao servidor pode ser anulado, confirma governador Ricardo Coutinho
O Governador Ricardo Coutinho (PSB) confirmou, o que foi dito pela secretária de Estado das Finanças, Aracilba Rocha. Caso a Medida Provisória que trata do reajuste salarial dos servidores seja derrubada pela Assembleia Legislativa do Estado, todo o reajuste concedido até o momento será anulado, sendo necessária, inclusive, a sua devolução.


“A matéria leva a data base, o reajuste linear de 3% e, naturalmente, todos os demais reajustes. O que, por ventura, não estiver na capacidade do governo, ou na legalidade, não poderá ser aceito”, afirmou o gestor estadual. O reajuste foi concedido pelo governo no último dia primeiro de janeiro, mas ainda precisa ser aprovado pelos deputados. Caso contrário, todo o montante que foi acrescido ao salário deverá ser devolvido aos cofres.


Para a bancada de oposição, a matéria não pode ser aprovada na íntegra, sendo necessária a anexação de uma emenda. O objetivo é tentar reverter o que diz um dos parágrafos da matéria, que tentaria reverter parte da Lei de Subsídio, que determinava dois aumentos salariais aos servidores do Fisco, um no mês de janeiro, de 2% e outro no mês de julho, de 4%. Para os oposicionistas, não é possível a reversão de uma Lei através de uma Medida Provisória.


O governador criticou a postura dos deputados, que podem reprovar o aumento salarial. “Fui parlamentar de oposição durante 12 anos, mas sempre soube que não se deve votar contra reajuste de servidor”, declarou. “Imagine a Polícia Militar sem os 19% de reajuste, a Polícia Civil sem os 16%, o próprio Fisco sem os 9% que já lhes fora concedido”, complementou o governador.


Diante do quadro atual, Ricardo Coutinho orientou os deputados a agirem com cuidado e compreensão. “Nem tudo vale a pena por questões partidárias. O que pode beneficiar a coletividade não pode ser confrontado. É o que eu digo sempre, não se pode fazer oposição ao povo”, defendeu. Apesar disso, ele garantiu estar confiante na aprovação da matéria. “Ela será aprovada, sim, e sem qualquer manobra para alteração do texto”, garantiu.  


Jornal Correio

domingo, 25 de março de 2012

Hemocentro de Campina Grande será referência para tratamento de doença falciforme

Hemocentro de Campina Grande será referência para tratamento de doença falciforme
Hemocentro de CG será referência para tratamento de doença falciforme


O Hemocentro Regional de Campina Grande vai se tornar Centro de Referência para o Tratamento de Doenças Falciformes na região da Borborema. Para preparar a unidade, os profissionais passarão por uma capacitação a partir desta segunda-feira (26) até o dia 30, no auditório do órgão, por meio do Curso Teórico e Prático para Diagnósticos Laboratoriais das Hemoglobinopatias, que será ministrado pela técnica do Ministério da Saúde, Claudia Bonini.

De acordo com a coordenadora do Setor de Enfermagem do Hemocentro de Campina Grande, Enedina Marques, o objetivo do curso é capacitar a equipe de Campina Grande, a do Hemocentro de João Pessoa, do Laboratório Central de Saúde Publica (Lacen) e dos demais órgãos da saúde para que possam diagnosticar e atender aos pacientes com doença falciforme. "Essas doenças são hereditárias e ocasionadas pela destruição das hemácias e suas principais manifestações clínicas são a anemia e icterícia”, explicou Enedina.

A primeira etapa do curso acontecerá do dia 26 ao dia 29 e será destinada para os bioquímicos. No dia 30, a capacitação terá o tema "Aconselhamento Genético” e será direcionada aos profissionais dos setores de assistência social, psicologia, enfermagem, equipe da atenção básica de saúde do município e estudantes. O último tema será ministrado pela consultora do Ministério da Saúde e assessora técnica em doença falciforme, Silma de Melo.  

Ascom

Artigo: Cleptomania política


Roberto Cavalcanti
Quando um cidadão comum vai ao supermercado e se dispõe a adquirir alguns produtos passa pelo caixa e efetua o pagamento devido. Se vai ao mercado público pode até negociar o valor das mercadorias, mas precisa colocar a mão no bolso para bancar o regateio.
Na farmácia faz valer direito a descontos e flexibilizações por fidelidade, mas não está isento do pagamento. E a rotina se repete onde quer que vá, pois o cidadão comum, em todos os seus atos de consumo, passa pelo caixa.
Alguns políticos, porém, traçam rota diferente. Especialmente quando acessam as empresas de comunicação para fazer apologias de si mesmos.Com episódios cada vez mais freqüentes, eles enveredam por caminhos obscuros como by pass para seu marketing pessoal.
Fazem isso provocando estrago duplo: na ética jornalística e nos cofres das empresas. Seria elegante tentar eufemizar a prática, mas a expressão mais fidedigna para definir o jogo imoral que os agentes políticos têm convidado o jornalismo a participar chama-se furto mesmo – e em um ritmo que equivale a cleptomania.
Corruptores e corrompidos abrem canais paralelos, comprometendo a credibilidade dos editorais. Injetam, nestas valas, suas conveniências e interesses.
A freqüência, a ingerência e a nocividade destas práticas sugerem o óbvio: um freio precisa ser dado. Tanto aos atores quanto a seus coadjuvantes.
A política não pode ser feita na base da cleptomania. Pois isso é roubo – de espaço, de idéias e de receitas empresariais.
As empresas de comunicação precisam dar punição exemplar. Não só para receber o que lhes é devido, mas também para proteger o cidadão – alvo final desse estelionato jornalístico.
Mas pode anotar: a Paraíba assistirá – e em breve - muitos políticos tropeçando nos tocos.
Roberto Cavalcanti

sábado, 24 de março de 2012

A ordem dos templários.


Vereadores de Juazeirinho aprovam projeto que altera o numero de vereadores de Nove para onze.

Na sessão realizada nesta quinta feira (22) os vereadores do município de Juazeirinho, aprovaram por unanimidade o projeto de lei que altera o numero de vereadores de nove para onze.  

Hoje a casa “José Cosme de oliveira”, é composta por nove vereadores, mais com a aprovação desse projeto passará para onze vereadores, a partir no pleito que acontecerá em outubro.      

Com isso aumente as possibilidades de novas pessoas exercerem o papel de um legislador. A aprovação foi vista com bons olhos pelas pessoas que almejam ocupar uma das cadeiras da casa. Com a aprovação deste projeto, aumentar o numero de pessoas para fiscalizarem os gastos públicos e dar mais eficiência nas fiscalizações das aplicações dos recursos.

Agora a população do município terá mais dois representantes no poder legislativo, com isso se espera, que aquelas pessoas que forem eleitos façam valer o cargo que vão ocupar.

Luxemburgo é condenado a um ano e meio de prisão no Tocantins

Luxemburgo é condenado a um ano e meio de prisão no Tocantins

Luxemburgo é condenado a um ano e meio de prisão no Tocantins
A Justiça Eleitoral do Tocantins publicou nesta sexta-feira sentença que condena o técnico do Grêmio, Vanderlei Luxemburgo, a um ano e seis meses de reclusão. Mas a pena foi substituída pela prestação de serviços à comunidade no mesmo período, além do pagamento de cem salários mínimos.

A decisão do juiz Gilson Coelho Valadares, da 29ª Zona Eleitoral, da capital Palmas, ainda torna o ex-treinador da seleção brasileira inelegível por oito anos.

O crime de Luxemburgo foi o previsto no artigo 289 do Código Eleitoral, que fala sobre transferência eleitoral fraudulenta, e poderia chegar a cinco anos de reclusão.

Para transferir o seu domicílio eleitoral para a cidade, onde pretendia concorrer nas eleições seguintes, o técnico apresentou em 12 de dezembro de 2008 ao Cartório Eleitoral de Palmas uma declaração de que residia há três meses na capital tocantinense. Porém, não conseguiu provar isso e o documento --público-- foi considerado falso.

A ação havia sido proposta pelo promotor Cesar Roberto Simoni de Freitas, do Ministério Público Eleitoral do Tocantins, no dia 31 de maio de 2010.

Procurado pela Folha, o Grêmio informou, via assessoria de imprensa, que se trata de assunto de cunho pessoal do seu treinador. Luxemburgo não foi encontrado.

Cabe recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).


NO PASSADO


No início dos anos 2000, o relatório final da CPI do Futebol apontou que o técnico Vanderlei Luxemburgo tinha rendimentos maiores do que seus salários em clubes e na seleção. A Comissão fez devassa no futebol brasileiro em 2000, sendo o treinador e o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, dois de seus principais alvos.

Sobre o técnico, ficou comprovada a diferença entre o dinheiro que ele movimentou e o que declarou à Receita Federal.

Em uma das investigações, o treinador afirmou ter dado cheque de R$ 200 mil para Edmundo. Na ocasião, afirmou que fez empréstimo ao jogador. Não era, porém, um dos cheques cobrados pelo atacante, pois foi usado em 1998.

Na Comissão, Renata Moura Alves, que se dizia ex-funcionária do treinador, afirmou que ele recebia comissões por indicar atletas em clubes. Negadas por Luxemburgo, as acusações nunca foram comprovadas.

Mas a CPI constatou que o treinador recebeu R$ 18,9 milhões em suas contas, de 1995 a 1999. Nesses anos, foram declarados só R$ 8,5 milhões.

Depois, o Ministério Público Federal moveu ação criminal por sonegação fiscal contra o treinador. Ele admitiu a dívida, evitando uma punição. Agora está pagando o débito.

Outro processo movido por procuradores contra o treinador foi por falsidade ideológica, já que tinha duas certidões de nascimento. A ação também foi extinta. Luxemburgo mudou seu nome de Wanderley para Vanderlei e alterou sua data de nascimento.

Movimento integrado por jornalistas e políticos Paraibanos pensa em transformar Taperoá Capital da Paraíba


Movimento integrado por jornalistas e políticos Paraibanos pensa em transformar Taperoá Capital da Paraíba

O Administrador de empresas, com especialização em Planejamento Operativo, Mário Tourinho sugeriu ontem à noite, 13, que a população paraibana decida, em plebiscito, se quer ou não a transferência da capital administrativa da cidade de João Pessoa para a de Taperoá.

A sugestão foi feita no programa Bastidores, da TVMaster, apresentado pelo jornalista Albeni Galdino.

Tourinho acrescentou que “não tenho projeto, mas uma ideia”, para transferir a capital da região litorânea para o Cariri. Por enquanto, a reflexão do administrador de empresas ainda não foi assimilada pela classe política.

Ele garantiu que há muita resistência à transferência, “mas a necessidade de interiorização de recursos e obras éuma necessidade”. E lembrou: “Resistência também houve quando transferiram a capital de Salvador para o Rio. E do Rio para Brasília”.

Hoje os habitantes, as verbas, as obras e quaisquer melhorias na Paraíba concentram-se em João Pessoa e Campina Grande.

Tourinho se disse preocupado com a densidade populacional em João Pessoa, “uma das maiores do país”, e com o desconhecimento que os habitantes de João Pessoa têm do Interior.

Taperoá, segundo Tourinho, “é a cidade ideal para sediar a capital porque se localiza quase exatamente na metade do percurso entre João Pessoa e Cajazeiras”, extremo oeste do Estado.

Mário Tourinho é Administrador, pós-graduado em Planejamento Operativo, já atuou na administração pública federal, estadual e municipal. Ocupou por três mandatos o cargo de presidente do CRA-PB e de diretor do Conselho Federal de Administração. Desde 1993 exerce as funções de Diretor Executivo da AETC-JP.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Humorista Chico Anysio morre aos 80 anos

Humorista Chico Anysio morre aos 80 anos
Humorista Chico Anysio morre aos 80 anos

Morreu na tarde desta sexta-feira (23) o humorista Chico Anysio, aos 80 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. De acordo com a TV Globo, o humorista chegou a sofrer duas paradas cardíacas e foi reanimado, mas acabou não resistindo.

Chico Anysio foi internado no dia 22 de dezembro, após uma infecção no aparelho digestivo e, posteriormente, diagnosticado com pneumonia. O humorista passou por uma sessão de hemodiálise na noite de quarta-feira (21) e, na tarde desta quinta, foi realizada uma punção torácica esquerda com drenagem de grande quantidade de sangue. Chico estava recebendo altas doses de medicação para controlar a pressão arterial, além de requerer o uso de ventilação artificial.

Em agosto de 2010, ele foi internado no mesmo hospital para a retirada de uma parte do intestino grosso, após apresentar um quadro de hemorragia digestiva. Depois da cirugia ele foi diagnosticado com pneumonia.

No dia 2 de dezembro, ele foi submetido a uma angioplastia, procedimento que desobstrui as artérias e, desde então, apresentou novos quadros de falta de ar. Em fevereiro deste ano, Chico Anysio apresentou um novo quadro de infecção pulmonar e voltou a fazer uso de antibióticos.

Biografia

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu em 12 de abril de 1931 na cidade cearense de Maranguape. Construiu a carreira no Rio de Janeiro, para onde se mudou aos seis anos de idade.

Chico Anysio começou na Rádio Guanabara, como ator em rádio novelas de diversas emissoras. Seu talento para criar personagens o levou ao cargo de roteirista da extinta Atlântida Cinematográfica.

Estreou na TV Rio em 1957, com o Noite de Gala. Em 1959, estreou o programa Só tem Tantã, rebatizado meses depois de Chico Anysio Show.

Em 1968, ele foi para a Rede Globo, onde ficou nacionalmente conhecido, por programas como Chico City, Chico Total, Escolinha do Professor Raimundo e, mais recentemente, Zorra Total.

Chico Anysio ficou famoso pela criação de mais de 70 personagens, alguns inesquecíveis para o grande público como Alberto Roberto, o Professor Raimundo, Bento Carneiro, Bozó, Justo Veríssimo, Painho, Véio Zuza, Zé Tamborim, entre tantos outros.

Ele também se destacou como autor de romances, contos e peças de teatro, além de ser pintor de quadros, principalmente nos últimos anos de vida. Nos anos 2000, Chico fez participações em novelas globais, como Caminho das Índias, Pé na Jaca e Sinhá Moça.

Chico era casado com a empresária Malga Di Paula e pai de oito filhos: Lug de Paula, Nizo Neto, Ricardo, André Lucas, Cícero, Bruno Mazzeo, Rodrigo e Vitória, de cinco relacionamentos diferentes.

Em homenagem aos 60 anos de sua carreira, Ziraldo reuniu vários cartunistas e criou um livro chamado É Mentira, Chico?, com caricaturas dos personagens do humorista, além de um DVD, com especiais dos programas de Chico.

Em 2009, ele foi tema da escola de samba Unidos do Anil, do Rio de Janeiro, desfilando com o enredo Chico Total! Sou Anil e Faço Carnaval. Uma das últimas aparições do humorista na TV foi no especial Guerra e Paz, vivendo um padre. Em 2009, atuou no filme Se Eu Fosse Você 2 e dublou o protagonista da animação UP.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Ricardo Coutinho acompanha presidenta presidenta Dilma em viagem oficial à Índia


Ricardo Coutinho acompanha presidenta presidenta Dilma em viagem oficial à ÍndiaRicardo Coutinho acompanha Dilma em viagem oficial à Índia


O governador Ricardo Coutinho recebeu convite da presidenta Dilma Rousseff para integrar a comitiva que a acompanhará em viagem oficial a Índia, onde participará do IV Encontro dos Países do Brics. Na manhã desta quinta-feira (22), Ricardo anunciou que embarca na comitiva presidencial no próximo domingo (25) e retorna no dia 1º de abril.

De acordo com o governador, a participação do Estado da Paraíba no colegiado de líderes mundiais significa a inserção da Paraíba no contexto econômico mundial. "Fico muito grato pelo convite da presidenta em poder participar de reuniões importantes com chefes de Estado, com uma pauta econômica tão extensiva”, ressaltou.

O encontro dos países do Brics (sigla para Brasil, Rússia, Índia, China e, mais recentemente, África do Sul, bloco de países que forma um grande mercado emergente na economia mundial), será em Nova Délhi. Nesse caldeirão de oportunidades, a Paraíba, segundo Ricardo, buscará espaços e inserção. "A ideia é incluir a Paraíba nessa perspectiva de investimentos em médio e longo prazos e buscar, junto com a presidenta Dilma, as condições adequadas para recuperar o atraso histórico e colocar a Paraíba na agenda econômica do país”, salientou.

O governador acrescentou que a Paraíba vive um grande momento, devido à abertura de novas empresas e às ampliações das que aqui já estão, o que representa um investimento privado de mais de R$ 1,4 bilhão. "Independentemente dessa viagem, a Paraíba já tem outra postura. Saímos de um investimento privado de R$ 12 milhões, em 2012, para mais de R$ 1,4 bilhão, este ano. Precisamos aproveitar os bons ventos e potencializar isso”, completou.

Relações Brasil-Índia – Brasil e Índia são países com semelhantes perspectivas em relação ao desenvolvimento econômico e social. A convergência de interesses se evidencia pela cooperação no cenário internacional, na ONU ou em grupos como Ibas, Basic e G-20 (além, claro, do Brics).

A relação entre os dois países oferece vasto potencial para o desenvolvimento do comércio e dos investimentos entre ambos. Nos últimos oito anos, o intercâmbio comercial teve crescimento de 630%, passando de US$ 1,2 bilhão, em 2002, para o patamar de US$ 7,7 bilhões, em 2010. Entre janeiro e outubro de 2011, a corrente de comércio bilateral alcançou a soma de US$ 8,05 bilhões.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Briga na Justiça deixa vereadores e funcionários da Câmara de Tenório sem receber salários


Vereadores e funcionários da Câmara de Tenório estão sem receber seus salários este mês porque ninguém sabe quem é o presidente e o caso está na Justiça para que o juiz da Comarca de Juazeirinho resolva o caso e decida quem é, de fato e de direito, o chefe do legislativo Tenorense.


Terça-feira (20), vereadores e advogados das partes passaram o dia inteiro em frente ao fórum desembargador Evandro de Sousa Neves, na esperança que o juiz proferisse seu veredicto.

Porem não aconteceu como eles imaginavam e o impasse continua no parlamento tenorense.

Entenda o caso

Sansão Fernandes (PDT) era o  presidente da Casa Ladislau Cordeiro de Lima e renunciou por intermédio de uma carta deixada em poder de sua mulher Maria Francis Dalva.

Neste caso, o vice-presidente, Valdemiro José de Oliveira (PMDB), tomou posse como titular do cargo.

Acontece que os 8 vereadores, dos quais 4 votaram em Sanção Fernandes fizeram uma manobra politica e a pedido do líder politico do PSB, Erinilson Batista elegeram o Vereador Ednaldo Ananias como Presidente, o que tornou a câmara municipal de Tenório a unica na paraíba com dois "administradores", onde até agora ambos lutam na justiça para permanecer legalmente no cargo, fato que até então não se consumou.

Já existe rumores no município que o vice prefeito na chapa encabeçada por Evilazio Souto (situação)  será o próprio Ednaldo Ananias, pois tudo indica que o empresário Erinilson não será candidato a nada nas eleições desse ano. 

Nossa equipe recebeu informações que no mês de Junho o Pre   candidato pela situação Evilazio Souto realizará uma pesquisa  de opinião publica, para que através da mesma o povo possa escolher quem será o melhor nome para compor a vaga de vice na sua chapa, e não é descartada a possibilidade de se formar uma chapa puro sangue e  que o vice saia do próprio PSDB, tudo isso dependerá da opinião publica.


Postado Por: politicaenfoco 

CÁSSIO REALIZA AUDIÊNCIA PARA DEBATER QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 Nesta quarta-feira, 21, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal realiza audiência pública para discutir as avaliações realizadas pelo Ministério da Educação na educação básica. A chamada educação básica engloba a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio e, entre esses mecanismos de avaliação, estão o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ao debate foram convidados (e confirmaram presença) o secretário de Educação Básica do MEC, Cesar Callegari; o especialista em Educação, Gustavo Ioschpe; o conselheiro consultivo da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, José Marcelino de Rezende Pinto; e o ex-secretário de Educação e Cultura da Paraíba, Neroaldo Pontes.

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) é o autor do requerimento para a audiência pública, que tem início às 10h desta quarta-feira. Ele disse que o Brasil precisa estar preparado para promover o choque de gestão de qualidade, de que o país tanto necessita. O senador está convicto de que, se não ampliarmos esse critério de qualidade à educação, não sairemos do lugar. Na visão do senador paraibano, “não existe nação no mundo que tenha chegado à condição de potência sem investimento maciço em educação de qualidade”.

GOVERNO DO ESTADO PASSA A INTEGRAR FORÇA NACIONAL DO SUS


O Governo do Estado, por meio da Coordenação da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (SES), passou a integrar a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) no grupo de trabalho que tem à frente a Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde.

O coordenador estadual da Rede de Urgência e Emergência e membro do grupo de trabalho da Força Nacional, Walber Frazão Júnior, explicou que a FN-SUS é um programa de cooperação voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população.

Ele adiantou que o município ou Estado que informar uma destas situações deverá encaminhar ofício ao Ministério da Saúde, para que seja analisado juntamente com o Ministério da Integração Nacional e emitir, caso necessário, a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional – declaração de Espin.

Frazão informou que poderão aderir voluntariamente à FN-SUS os entes federados interessados, por meio do sistema de informatização do Ministério da Saúde. Segundo ele, a SES vai criar, a partir do mês de maio, um sistema semelhante para cadastrar voluntário da Rede de Urgência e Emergência para compor a Força Estadual do SUS, que poderá dar suporte a FN-SUS.

Terão prioridades os profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospitais de Alta Complexidade e do Corpo de Bombeiros, que poderão fazer sua inscrição na Coordenação da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde do Estado.

A Força Nacional do SUS foi criada a partir do decreto presidencial nº 7.616, de 17/11/2011, que dispõe sobre a declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, e regulamentada pela portaria Ministerial nº de 14/11/2011.  

OAB DA PARAÍBA VAI FISCALIZAR PRODUTIVIDADE E FREQUÊNCIA DE JUÍZES





O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados, seccional da Paraíba, aprovou na sua última sessão, realizada no dia 16, a constituição da Comissão da Efetividade, que terá a incumbência de fiscalizar o quadro de produtividade de cada juiz, publicado mensalmente pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, em respeito ao art. 37 da Lei Orgânica de Magistratura. Essa publicação é feita mensalmente no Diário da Justiça com todos os dados estatísticos referentes ao número de sentenças, despachos e audiências. Também será fiscalizada a frequência dos magistrados no horário expediente nas varas e comarcas.

A motivação para a criação da Comissão de Efetividade é distinguir os juízes que mais se destacam pela dedicação integral ao exercício judicante, atendendo ao princípio constitucional da eficiência e praticidade na condução de seus atos, que resultam em benefício direto para o jurisdicionado, a parte interessada no processo e o seu advogado, para assim, atingir a efetividade das decisões judiciais.

Outro aspecto levantado no debate em plenário foi a reclamação recorrente de advogados pela ausência injustificada de juízes em seus gabinetes durante o horário do expediente forense, fato que impede que os advogados sejam atendidos e questões urgentes despachadas pelos magistrados. No interior, especialmente, é fato comum os juízes não frequentarem o forum todos os dias, e na capital, o expediente tem sido encurtado.

Pela decisão do órgão máximo da OAB-Paraíba, a Comissão de Efetividade terá as seguintes atribuições, nos termos da Resolução aprovada:

a) Acompanhar a produtividade dos juízes paraibanos através das publicações oficiais veiculadas nos Diários da Justiça, ou outro meio idôneo, com elaboração de relatório a ser submetido ao Conselho, que poderá mandar, na forma da lei, adotar as providências pertinentes, bem como, publicar na página da Ordem o resultado.

b) Verificação (através de telefonemas, ou outro meio idôneo) quais os juízes que se encontram nas suas respectivas Comarcas nos finais de semana, com elaboração de relatório para submissão e análise do Conselho, que poderá indicar as providências a serem adotadas pela Diretoria e/ou Presidência.

c) Abertura de espaço próprio na página da Ordem que possibilite aos advogados paraibanos informar, ou denunciar, os processos , sob seu patrocínio, que estiverem com excesso de prazo, quer para despacho, quer para sentença, com indicação do tempo em excesso. O resultado mensal deverá constar de relatório a ser elaborado pela Comissão da Efetividade e submetido ao Conselho, que poderá determinar a adoção das medidas cabíveis.

A reunião foi presidida pelo advogado Odon Bezerra, presidente da OAB-PB, e o autor da propositura foi o advogado Claudecy Soares, que foi aprovada pela unanimidade de seus membros. A expectativa com esse controle social é melhor o desempenho da máquina judiciária.

Ao final, o presidente Odon Bezerra nomeou os advogados Claudecy Soares, George Suetônio e José Guilherme, para compor a referida Comissão, além de determinar a imediata contratação de pessoal e disponibilização de materiais e equipamentos necessários ao desenvolvimento dos trabalhos.

O Conselheiro relator, Claudecy Soares, disse que a iniciativa se deve à busca de ver cumprido o Princípio da Efetividade do Poder Judiciário, trazido ao mundo jurídico pela Emenda Constitucional 45/05. E, na condição de “essencial à administração da justiça” como apregoa a Constituição Federal, os advogados Conselheiros não poderiam se furtar à responsabilidade.

MP 184: Revogação da Lei antinepotismo pode ridicularizar a Paraíba no cenário nacional

Autor da iniciativa que acabou com o nepotismo na Paraíba, o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), manifestou preocupação com a votação da Medida Provisória (MP-184), encaminhada pelo Governo do Estado à Assembléia Legislativa, que poderá sepultar essa conquista da sociedade paraibana.
Ruy Carneiro pediu uma reflexão dos deputados estaduais da Paraíba sobre o tema. “Política a parte é importante preservar essa Lei”. Ele destacou iniciativa do deputado estadual Raniery Paulino (PMDB), que através de emenda, tenta manter as Leis Estaduais Antinepotismo (8.124/2006 ) e Ficha Limpa (9.227/2010).
-Se a base do Governo votar contra essa emenda está caracterizada a intenção de sepultar essas conquistas. E a Paraíba que esteve na vanguarda, poderá virar uma piada nacional por revogar essas duas importantes Leis, alertou.
Para ele, o Governo da Paraíba teve a oportunidade de esclarecer essa polêmica encaminhando um texto mais claro à Assembléia Legislativa. “Eu mesmo apresentei essa sugestão após a Revista VEJA abordar o assunto nos primeiros dias desse ano. O Governo não esclareceu e a dúvida persiste. Isso é preocupante”, protestou.
A MP 184 define o percentual de ocupação de cargos em comissão na administração estadual. Aprovada a iniciativa vai permitir, por exemplo, que pessoas alheias ao Fisco possam assumir cargos estratégicos, ameaçando assim o sigilo fiscal de empresas. O texto será votado nesta quarta-feira (21) na Assembléia da Paraíba.

Ascom